06SET2018

UniRV promove prática esportiva com realização de Jogos Internos

Abertura do “Inter UniRV aconteceu nesta quarta-feira, 05, com competições em modalidades variadas

A prática de esportes é cada vez mais incentivada nas Instituições de Ensino Superior. Neste sentido, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, em parceria com as Ligas Inter Atléticas e Centros Acadêmicos (LIACA) da Universidade de Rio Verde – UniRV, deu início nesta quarta-feira, 05, aos jogos esportivos internos “Inter UniRV”. Nestes cinco dias, cerca de 1.600 inscritos participarão de competições no Módulo Esportivo e no Clube Dona Gercina, sob coordenação do professor Me. João Carvalho do Nascimento.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o Vice-Reitor, professor Me. Leonardo Veloso do Prado; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Gustavo André Simon; a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto; o coordenador do evento, professor Me. João Carvalho do Nascimento; e o secretário municipal de Esportes, Fernando César Pazotti, representando o prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo Faria do Vale.

Para dar início as atividades propostas da noite, professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos conduziram as Bandeiras Nacional, do estado de Goiás, do município de Rio Verde e da UniRV, seguida pela execução do hino nacional, letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva. Na sequência, a discente do 6º período da Faculdade de Educação Física, Nayanne Maria Costa Bernardes realizou uma apresentação de ginástica rítmica, que encantou a todos os presentes.

O Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira afirmou que eventos desta magnitude representam o compromisso da reitoria em fortalecer ações direcionadas a toda a comunidade acadêmica. “Em momentos únicos, docentes/discentes/servidores têm a oportunidade de discutir ações de extensão, como aconteceu no Serex, e, agora, no “Inter UniRV”, uma atividade que visa integrar, socializar e proporcionar momentos de lazer e cultura, ampliando a atuação dos cursos para além das salas de aula. Isso é o que diferencia a UniRV de outras  instituições de ensino na cidade”, disse. Ele destacou ainda que os jogos esportivos promovem o contato entre os estudantes das diversas faculdades, de forma saudável e festiva, permitindo a troca de experiências e ampliação do círculo de amizades, além do fortalecimento e incentivo à prática regular da atividade física. O Reitor reforçou ainda a importância do caráter e do espírito desportivo.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin ressaltou que competições desse porte são antecedidas por etapas de mobilização e treinamento. “Na UniRV, essa preparação tem ainda mais valor e potencial”, disse sobre as possibilidades de envolvimento da comunidade acadêmica em todo o andamento dos jogos. Ele afirmou ainda que a realização desta prática é valiosa para o desporto e, principalmente, para a integração dos alunos.

Segundo o coordenador do evento, professor Me. João Carvalho do Nascimento, sucesso, positividade e ânimo são as palavras que o definem nesse momento. “Não mediremos esforços para que esta primeira edição seja referência para os eventos subsequentes. Dos participantes, espero que tragam a paixão pelo curso/atlética e inundem os jogos de garra e vibração. Não há nada mais gratificante do que representar a sua faculdade”, frisou.

Para o acadêmico do 8º período de Educação Física, Lucas Rodrigues Ferreira, o fato do evento ter caráter esportivo reforça a importância de se dedicar aos exercício físicos. Ele acredita que é uma forma dos estudantes não viverem apenas dentro da sala de aula e com a cabeça nos livros, mas também cuidar ainda mais da saúde. O jovem não esconde o entusiasmo em participar do Inter UniRV. "Está sendo uma experiência muito divertida. Embora seja agitada a rotina, é bonito ver a competitividade, companheirismo e empatia nas quadras", disse.

O secretário municipal de Esportes, Fernando César Pazotti Cristiano considerou que havia uma necessidade latente de um evento como esse em Rio Verde. Além do desenvolvimento do esporte universitário, ele destacou o poder de “socialização” dos jogos. “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos na iniciativa de resgatar o esporte universitário, que de fato, é de extrema importância para todos nós”, disse.

Além dos jogos de interação em 19 modalidades: futebol society; futsal; handebol; natação; basquetebol; queimada; vôlei de quadra; cabo de guerra; peteca; sinuca; truco; dama; xadrez; braço de ferro; cross country; tênis de mesa; circuito crossfit; mountain bike; e counter-strike, os inscritos poderão participar de atividades culturais. A programação prossegue até domingo, 09, destinada aos acadêmicos de graduação e pós-graduação, docentes, servidores técnico-administrativos, egressos de julho de 2018 e estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/UniRV). Outras informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis pelo telefone: (64) 3611-2266 ou no REGULAMENTO.

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *