Desde fevereiro deste ano, a Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio da Faculdade de Pedagogia está desenvolvendo o projeto de extensão “Leitura e Escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.
Coordenado pela professora Ma. Eli Guimarães, ele é desenvolvido nas escolas municipais de Rio Verde, envolvendo 42 acadêmicos do 6º período, que estão cursando a disciplina Educação de Jovens e Adultos.
O projeto visa promover a integração entre teoria e prática, a inserção da Universidade na comunidade e contribuir na busca de alternativas teórico-metodológicas para o desenvolvimento do trabalho educacional com os estudantes.
As atividades são concretizadas tendo como ponto de partida a vivência escolar dos graduandos de Pedagogia em salas da EJA, os quais realizam estudos e práticas pedagógicas buscando compreender as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos, contribuindo para a superação dessas dificuldades.
O “Leitura e Escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” é realizado nas seguintes escolas municipais de Ensino Fundamental de Rio Verde: EMEF Ana Maura Oliveira Jayme, EMEF Antônio Gomes de Lima, EMEF Dona Josefina, EMEF Filadelfo Jorge da Silva Filho e EMEF Olinda Ataydes.
Legislação
A Lei 9.394, de 1996, (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em seu art. 37, garante o acesso e a continuidade dos estudos àqueles que não tiveram a oportunidade em idade própria. Um outro documento importante é o Parecer CEB 11/2000, o Conselho Nacional de Educação regulamentou as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos”. A partir desse parecer, a EJA possuí a função reparadora, que promove a cidadania por meio da reparação do direito negado à educação, a função equalizadora, que garante o acesso aos bens sociais e à permanência na escola de maneira equitativa, considerando cada sujeito com suas necessidades específicas, e, a função qualificadora, ao efetivar uma educação permanente que corresponde às necessidades de atualização e aprendizagem contínuas.