» Notícia
Professora da Faculdade de Engenharia Civil é aprovada em tese de Doutorado
Publicado em: 06-12-2016

Na última sexta-feira, 02, a professora da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Rio Verde - UniRV, Nattácia Rodrigues de Araujo Felipe Rocha defendeu a tese de Doutorado intitulada: "Estudo experimental empregando processo contínuo e batelada para tratamento de uma corrente líquida contendo surfactante”, pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU- campus Santa Mônica).

Sob orientação do professor Dr. Moilton Ribeiro Franco Júnior, a docente adquiriu o título de doutora após quatro anos de pesquisas envolvendo a UFU-Santa Mônica e a Faculdade de Engenharia Ambiental da UniRV, por meio de Iniciação Científica (IC) da acadêmica Nadine Pereira Merlo. Ela também contou com o auxílio estatístico do professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da UniRV, Dr. Warley Augusto Pereira.

A pesquisa avaliou a remoção de LAS (lauril sulfato de sódio) de água residuária proveniente de empresas de produtos de limpeza e higiene. Segundo a professora Dra. Nattácia Rocha, os resultados obtidos demonstram caminhos promissores para a remoção do surfactante, contribuindo para a redução dos impactos ambientais causados por indústrias de processos químicos. Parte dos resultados obtidos no trabalho foram publicados na Revista Internacional: Journal of Chemistry and Chemical Engineering, o artigo intitulado: “Oil Removing from Emulsions Using Commercial Resins” pode ser acessado pela internet. Há ainda outras publicações em Congressos Internacionais, Nacionais e Revista Nacional, que podem ser acessados pelo curriculum lattes.

A docente agradeceu ainda o apoio financeiro concedido pela UniRV para o desenvolvimento de projetos de pesquisa por meio de bolsa de Iniciação Científica edital - 01/2015 e bolsa de professor pesquisador, edital de chamada interna -  01/2016 – PRPPG/UniRV.

A Reitoria parabeniza a docente pela aprovação no doutorado e sucesso do trabalho, o qual sem dúvida irá agregar na formação da professora, dos acadêmicos e colaborar com a sociedade.

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104