Mesa-redonda discute a atuação no processo de doação e captação de órgãos

Publicado em: 27-09-2017

 
A “Atuação da equipe interdisciplinar de saúde no processo de Doação e Captação de Órgãos e Tecidos Humanos para Transplante” foi o tema da “I Mesa-Redonda Interdisciplinar em Saúde” realizada nesta terça-feira, 26, na APROFE. O evento foi promovido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade de Rio Verde – UniRV, em parceria com as Faculdades de Medicina e Enfermagem. Mais de 200 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da saúde estiveram presentes.
 
O evento, coordenado pela professora Ma. Barbara Correia Neves Sabino, teve o intuito de proporcionar atualização sobre a prática interdisciplinar vivenciada por profissionais da saúde no processo de doação e captação de órgãos e tecidos humanos. E para discutir o tema, a mesa-redonda contou com a presença da enfermeira Rosilene Ribeiro, do médico Carlos Eduardo Carvalho e da psicóloga Emanueli Sperandio, membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO).
 
Dando início a programação, a mesa de honra foi composta pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula, neste ato representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; pelo diretor da Faculdade de Enfermagem, professor Me. Elton Brás Camargo Júnior; pelo diretor da Faculdade de Psicologia, professor Dr. Fábio Henrique Baia e pela coordenadora do projeto, professora Ma. Barbara Correia Neves Sabino.
 
De acordo com a coordenadora do Projeto, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as funções de cada profissional da equipe, a realidade vivenciada na região e os desafios enfrentados no que diz respeito ao processo de confirmação de morte encefálica, abordagem aos familiares, manutenção do doador, acionamento da central de transplantes e capitação dos órgãos e tecidos.