Faculdade de Direito encerra Simpósio de Estudos Jurídicos

Publicado em: 28-09-2017

Nesta quarta-feira, 27, ocorreu o último dia do “XVII Simpósio de Estudos Jurídicos e Ciências Sociais Aplicadas” promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV. O evento, coordenado pelo professor Me. Aricio Vieira da Silva e pelos acadêmicos do 8º período do curso, contou com um público aproximado de mil participantes por dia.

A juíza de direito da Vara da Família e Sucessões da Comarca de Rio Verde, Coraci Pereira da Silva proferiu a palestra “Os limites e a extensão da tese de repercussão geral do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a socioafetividade e multiparentalidade”. A magistrada enfatizou que a multiparentalidade, por meio da parentalidade socioafetiva, não é a substituição do vínculo biológico, uma vez que ambos podem coexistir. “Trata-se somente do reconhecimento do afeto e do amor construído entre as partes, como uma forma alternativa de efetivar os princípios do melhor interesse e da dignidade da pessoa humana”, disse. Para os filhos, "nenhuma relevância tem o fato de não trazer em suas células o DNA, pois o que realmente tem valor é o afeto que trazem no coração", concluiu a juíza.

Em seguida, o tema “Investigação Policial: Serial Killer” foi ministrado pelo delegado de Polícia Civil do Estado de Goiás, Eduardo José do Prado. Ele foi responsável pela força tarefa que investigou e culminou com a prisão de Tiago Henrique Gomes da Rocha, “Serial Killer” que matou 39 mulheres e homens, desde 2011, em Goiânia. Segundo o delegado, o vigilante tinha o costume de assistir aos noticiários no dia seguinte aos seus crimes para ter certeza que a vítima teria morrido. “No entanto, ele dizia que sentia remorso ao ver as reportagens. Tiago está condenado a mais de 800 anos de prisão e segue preso na Agência Prisional (Cepaigo) em Aparecida de Goiânia”, disse.

Segundo o coordenador do evento, professor Me. Aricio Vieira da Silva, o evento foi resultado do trabalho em equipe e da dedicação dos acadêmicos e docentes do curso. “Gostaria de agradecer a Reitoria e a Diretora da Faculdade de Direito, professora Dra. Telma Divina Nogueira Rodrigues, que não mediram esforços para a realização de mais esta edição do Simpósio”, disse.

Fotos: Faculdade de Direito