Câmpus Aparecida e Goianésia recebem manequins simuladores de habilidades médicas

Publicado em: 03-10-2017

Quatro novos bonecos simuladores foram adquiridos para as aulas práticas das Faculdades de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV (câmpus Aparecida e Goianésia). Os equipamentos, dois bonecos SimMan (adulto) e o SimBaby (criança), chegaram no último sábado, dia 30, e demandou um investimento de aproximadamente R$ 700 mil.

O investimento foi de aproximadamente R$ 700 mil

Os modelos, considerados os mais sofisticados para simulação avançada, serão utilizados no Laboratório de Habilidades e Simulação (em fase de construção), e têm o objetivo de oferecer aos acadêmicos a possibilidade de aprender técnicas e praticar procedimentos sem colocar em risco a saúde de seus futuros pacientes. “São bonecos que interagem com os estudantes, com respostas fisiológicas reais e recursos como respiração, pulsos, sangramentos e secreções, simulam movimentos e reações, e respondem a estímulos externos em tempo real, inclusive a medicamentos administrados”, disse o coordenador do câmpus Aparecida, professor Eduardo de Oliveira Silva.

De acordo com o coordenador do câmpus Goianésia, professor Me. Christiano Bittar, os manequins são controlados à distância, conforme a situação e o cenário propostos. “A partir de uma sala de controle, o professor orienta o técnico participante da encenação, que pode representar tanto um familiar como um membro da equipe médica”, apontou.

Na matriz curricular da Faculdade de Medicina, estes equipamentos estão previstos para entrar em atividade no 8º período. “Tratam-se de grandes investimentos que contribuirão significativamente para a qualidade do curso”, finalizou.

Fotos ilustrativas/ Faculdade de Medicina (câmpus Aparecida de Goiânia)