Primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço ministra palestra no 2ª Enae

Publicado em: 04-10-2017

Aproximadamente 1,3 mil pessoas estiveram presentes nesta-terça-feira, 03, na abertura do 2ª Encontro Acadêmico das Engenharias (Enae) da Universidade de Rio Verde – UniRV, que teve como palestrante o tenente-coronel da Força Área Brasileira, Marcos Cesar Pontes, primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão no espaço. O evento, organizado pelo Conselho Superior das Engenharias (Consue), segue até sábado, 07, e conta com 57 atividades em sua programação.

Aproximadamente 1,3 mil pessoas estiveram presentes

Segundo o diretor da Faculdade de Engenharia Civil e presidente do Consue, professor Me. Giancarllo Ribeiro Vasconcelos, o Enae tem o intuito de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional, e apresentar as mais recentes pesquisas, tendências e inovações nas áreas das Engenharias Ambiental, Civil, Mecânica, Produção e Software. “Foram mais de seis meses organizando o evento para que tivéssemos a melhor programação”, disse.

O Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto, no ato representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, destacou os investimentos que a Universidade tem realizado para aprimorar e inovar o ensino, a pesquisa e a extensão. “Só no último ano, foram investidos mais de R$ 8,5 milhões em equipamentos e laboratórios”, reforçou.

O nome mais esperado da noite, o tenente-coronel da Força Área Brasileira, Marcos Cesar Pontes começou a palestra “Lições de uma vida” relembrando a infância humilde e sem perspectiva de futuro quando vivia no município de Bauru, no interior de São Paulo. “Muitos não acreditavam no meu sonho, que era voar. Cresci, entrei para a Força Área, mas não me acomodei. Resolvi então cursar Engenharia Aeronáutica, o que possibilitou ser designado à diversas missões, inclusive no espaço”, disse.

Marcos Cesar Pontes foi o primeiro brasileiro e lusófono a participar de uma missão no espaço

Programação da noite

Dando continuidade às atividades propostas, a Comissão Organizadora do Enae homenageou os acadêmicos das Engenharias de Software, Lucas Barbosa de Freitas Silva; Ambiental, Jonathan Oliveira Arantes; Civil, Jhonatan Naves Rodrigues; Mecânica, Wesley Mariano da Silva e de Produção, Higor Marques de Oliveira com o título de excelência acadêmica pelo excelente desempenho durante os cursos. Para encerrar, os presentes puderam apreciar a Orquestra de Camareta da UniRV (câmpus Caiapônia).

A mesa de honra foi composta pelo Pró-Reitor de Administração e Planejamento professor Me. Alberto Barella Netto; pelo diretor da Faculdade de Engenharia Civil, professor Me. Giancarllo Ribeiro Vasconcelos; pelo diretor da Faculdade de Engenharia Ambiental, professor Me. Rênystton de Lima Ribeiro; pelo diretor da Faculdade de Engenharia de Produção, professor Me. Fábio Elias Freitas; pelo professor Me. João Dionísio Paraíba, representando o diretor da Faculdade de Engenharia de Software, professor Me. Fabian Correa Cardoso; pelo diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, professor Dr. Warley Augusto Pereira e pelo superintendente de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Rio Verde, Luis Carlos Fávero.