Professores da UniRV lançarão livro na próxima terça, 24

Publicado em: 20-10-2017

Fruto de um intenso trabalho de pesquisas de professores que integram o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento (MPD) e professores da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV, será lançada na próxima terça-feira, 24, a partir das 17h30, na Livraria Nobel, a obra "Direito do Agronegócio: Implicações Interdisciplinares".

Organizado por João Porto Silvério Júnior e Rildo Mourão Ferreira, o Livro, cujo o tema na literatura ainda é incipiente, é de extrema importância nas discussões brasileiras. No transcorrer da obra, sua versatilidade reunindo estudos com embasamento teórico, os autores afrontam o assunto com desenvoltura no âmbito da Economia, do Direito Civil, Agrário e Ambiental, com foco na cidade de Rio Verde e no Sudoeste de Goiás.

Neste contexto, "Direito do Agronegócio: Implicações interdisciplinares" traz em seu primeiro capítulo, uma discussão sobre a arbitragem no setor como um mecanismo de solução de conflitos em que os árbitros escolhidos pelas partes decidem a controvérsia, proferindo uma sentença que possui o mesmo valor de uma sentença judicial, dentre os quais se destacam a agilidade na resolução do caso e a proximidade e maior participação das partes.

Nos capítulos seguintes, os autores fazem um mergulho profundo ao proporem debates acerca da expansão canavieira, o desenvolvimento agrário e urbano na região, e discussões quanto à sustentabilidade, licenciamento e regularização de reservas legais.

Em razão do Lançamento do Livro, as aulas na Faculdade de Direito, no dia 24, terão início às 19h30, com o intuito de que docentes e acadêmicos possam prestigiar o evento.

O programa de Pós-Graduação

Vinculado à Faculdade de Direito e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Rio Verde – UniRV, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, quando aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), será o primeiro do país com foco nesta modalidade.

O mestrado possui duas linhas de pesquisas: “Direito do Agronegócio e Regulação” e “Direito da Sustentabilidade e Desenvolvimento”, e visa proporcionar formação consistente e de qualidade aos novos pesquisadores no âmbito específico do Direito do Agronegócio.

O programa faz parte dos trabalhos de expansão do ensino na UniRV, com foco na ampliação das pós-graduações stricto sensu oferecidas pela Instituição.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Direito do Agronegócio: Implicações interdisciplinares”

Quando: 24 de outubro (terça-feira) às 17h30

Onde: Livraria Nobel – rua Gumercindo Ferreira, 412, setor Central.