Acadêmicos de Medicina Veterinária participam de treinamento na área de piscicultura

Publicado em: 25-10-2017


Cerca de 20 acadêmicos do 5º ao 7º período da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde – UniRV, que cursam a disciplina de piscicultura, participaram nesta terça-feira, 24, de treinamento de “Manejo: povoamento de viveiro de engorda”. A atividade foi coordenada pelo professor Dr. Sérgio Fonseca Zaiden

O povoamento de viveiro de engorda significa a soltura dos alevinos em ambiente favorável ao seu desenvolvimento. Segundo o docente, o treinamento é de extrema importância em qualquer tipo de criação racional de peixes. Foram utilizadas tilápias invertidas sexualmente (machos), da variedade GIFT (Genetic improvement of farmed tilápia), por ser uma linhagem melhorada geneticamente para maior ganho de peso do que variedades comuns.

Ainda de acordo com o professor, é necessário fazer a equivalência da temperatura da água que os peixes vieram com a do novo ambiente para evitar morte por choque térmico, e também a aclimatação química, por acrescentar, aos poucos, água do ambiente novo no recipiente onde os alevinos se encontram, antes da soltura no viveiro. “Se a soltura ou povoamento for executado de forma equivocada, o resultado será a morte de todo o lote de animais assim que são colocados no sistema de criação, causando prejuízos ao criador”, justificou. À ocasião, os acadêmicos receberam todas as instruções para o procedimento.


Fotos: Faculdade de Medicina Veterinária