» Notícia
UniRV apoia o Dia C da Ciência
Publicado em: 27-10-2017

A Universidade de Rio Verde - UniRV realizou nesta quarta-feira, 25, movimento em apoio ao “Dia C da Ciência”. A ação teve o intuito de informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da ciência no cotidiano. Por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o referido dia foi marcado por intensa programação de atividades em universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia de todo o país, com uma programação diversificada para apresentar a produção científica de suas respectivas instituições e, consequentemente, demonstrar a importância da ciência.

O movimento é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). A expectativa é que a atividade seja realizada anualmente, sempre no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Pela manhã, o Vice-Reitor da UniRV, professor Me. Leonardo Veloso do Prado, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo, acadêmicos e professores de Graduação e Pós-Graduação participaram, em Goiânia, de audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás para debater a atual situação do fomento público para as pesquisas e geração de conhecimento. Nesse certame ocorreu a mostra científica “A ciência vai à Assembleia”, na qual foram apresentados resultados de pesquisa desenvolvidos nas Universidades.

No período noturno, no hall de entrada do bloco VI, docentes e discentes da Instituição divulgaram projetos científicos que foram ou estão sendo desenvolvidos nas áreas de Agrárias, Saúde, Engenharias, Sociais e Humanas. “Há muito tempo temos recebido apoio de agências de fomento a pesquisas, tais como a Capes, CNPq, Fapeg e Finep”, informou o coordenador de pesquisa, professor Dr. Takeshi Kamada.

Com os constantes anúncios de suspensão e cortes de bolsas de pesquisas fomentadas, como por exemplo, por órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgados em mídia nacional, o professor da Faculdade de Direito, Dr. João Porto Silvério Júnior destacou que a pesquisa científica é o pilar principal de uma universidade. “O que pretendemos mostrar neste evento é que não tem como um país avançar sem investimentos em investigações científicas”, disse.

Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, a conscientização e o apoio da sociedade, frente ao poder público, são decisivos para a sobrevivência do ensino superior de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Texto elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,