» Notícia
UniRV apoia o Dia C da Ciência
Publicado em: 27-10-2017

A Universidade de Rio Verde - UniRV realizou nesta quarta-feira, 25, movimento em apoio ao “Dia C da Ciência”. A ação teve o intuito de informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da ciência no cotidiano. Por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o referido dia foi marcado por intensa programação de atividades em universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia de todo o país, com uma programação diversificada para apresentar a produção científica de suas respectivas instituições e, consequentemente, demonstrar a importância da ciência.
 
O movimento é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). A expectativa é que a atividade seja realizada anualmente, sempre no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 
Pela manhã, o Vice-Reitor da UniRV, professor Me. Leonardo Veloso do Prado, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo, acadêmicos e professores de Graduação e Pós-Graduação participaram, em Goiânia, de audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás para debater a atual situação do fomento público para as pesquisas e geração de conhecimento. Nesse certame ocorreu a mostra científica “A ciência vai à Assembleia”, na qual foram apresentados resultados de pesquisa desenvolvidos nas Universidades.
 
No período noturno, no hall de entrada do bloco VI, docentes e discentes da Instituição divulgaram projetos científicos que foram ou estão sendo desenvolvidos nas áreas de Agrárias, Saúde, Engenharias, Sociais e Humanas. “Há muito tempo temos recebido apoio de agências de fomento a pesquisas, tais como a Capes, CNPq, Fapeg e Finep”, informou o coordenador de pesquisa, professor Dr. Takeshi Kamada.
 
Com os constantes anúncios de suspensão e cortes de bolsas de pesquisas fomentadas, como por exemplo, por órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgados em mídia nacional, o professor da Faculdade de Direito, Dr. João Porto Silvério Júnior destacou que a pesquisa científica é o pilar principal de uma universidade. “O que pretendemos mostrar neste evento é que não tem como um país avançar sem investimentos em investigações científicas”, disse.  
 
Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, a conscientização e o apoio da sociedade, frente ao poder público, são decisivos para a sobrevivência do ensino superior de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 

Texto elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h