Docente da UniRV publica livro na área da saúde

Publicado em: 08-11-2017

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV, Me. Renato Canevari Dutra da Silva, em parceria com o acadêmico do 5º período, Vergílio Pereira Carvalho, lançou recentemente, o livro: “Aspectos Neuroanatômicos e Funcionais do Processamento da Dor: Transdução, Transmissão, Modulação e Percepção”, publicado pela Editora Novas Edições Acadêmicas.

Resumo do livro enviado pelo professor:

A dor corresponde a uma experiência sensorial múltipla que envolve aspectos emocionais, sociais, culturais, ambientais e cognitivos. Essa sensação possui um caráter muito especial, que se diferencia de indivíduo para indivíduo, sob influência do aprendizado cultural, do significado atribuído à situação em experiências anteriores vividas e recordações destas, bem como nossa capacidade de compreender suas causas e consequências.

O livro que versa sobre dor, assunto de relevância para comunidade científica e à área da saúde, tem como objetivos elucidar de forma bastante didática e contextualizada a evolução histórica e os conhecimentos da dor, no que tange seu significado social de valores culturais na maneira como a pessoa percebe e responde a fenômenos álgicos. Além disso, possibilitar uma compreensão da fisiopatologia e neuroanatomia das vias de condução dolorosa, os tipos específicos de dor, principalmente, a dor somática, a dor visceral e a dor neuropática. Desse modo, vemos com grande satisfação e gratidão toda pesquisa, levantamento bibliográfico e estudo realizado para redação deste livro.

Foto: Faculdade de Medicina