Faculdade de Pedagogia realiza oficinas com metodologia Gol de Letra de Educação Integral

Publicado em: 16-11-2017

A Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde – UniRV realizou, no mês de outubro, oficinas didático-pedagógicas com o tema “Esportes em comunidades - Metodologia Gol de Letra de Educação Integral”, ministradas pela professora Ma. Monica Zagallo Camargo. Ela é assessora de sistematização de projetos na área social e educacional, e voluntária como terapeuta familiar e de casal na Fundação Gol de Letra, em São Paulo.

Coordenada pela docente Ma. Andreia Kroger Costa, o evento teve o objetivo de capacitar os graduandos a desenvolver os fundamentos e metodologias em prol dos indivíduos que convivem em comunidades carentes, como parte da disciplina “Fundamentos e metodologias para o ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental e psicologia da educação I”. Participaram da atividade professores e acadêmicos do curso.

Segundo o diretor da Faculdade de Pedagogia, professor Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro, a formação do despertar da consciência dos indivíduos é mediada por duas tendências pedagógicas: a conservadora e a progressista. “Quando se envolve o esporte como um instrumento didático-pedagógico é notório que há o risco de reforçar os preconceitos que podem ocorrer em uma comunidade escolar ou não escolar. O Projeto é importante porque trabalha as metodologias dos esportes para que os envolvidos saibam conviver com o diferente”, disse.

À ocasião, o Curso recebeu a doação do livro “Programa virando o jogo: Uma experiência da Gol de Letra com Educação Integral". A publicação, que resultou da sistematização de mais de 13 anos de experiência da Gol de Letra, é um passo em direção a concretização da visão institucional da fundação, de ser reconhecida como organização que desenvolve e dissemina práticas que contribuem para a transformação social.

Fotos: Faculdade de Pedagogia