Programação do “V Encontro Pibid” começou nesta segunda-feira, 20

Publicado em: 21-11-2017

Visando estimular a investigação e a produção intelectual, a Universidade de Rio Verde – UniRV promoveu nesta segunda-feira, 20, na APROFE, o início do “V Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)” e o “IV Encontro das Licenciaturas”. As atividades seguem até nesta quarta-feira, 22. O evento, que acontecesse anualmente, constitui-se em um momento importante para a formação pedagógica de docentes ingressantes das diferentes áreas do conhecimento. A solenidade de abertura contou com a apresentação do Grupo Musical Mochileiros em Missão, dirigido pelo ministro de música, Levi Nogueira de Carvalho.

A mesa de honra foi composta pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Gustavo André Simon, representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; pelo diretor da Faculdade de Pedagogia, professor Dr. José Reinaldo de Araujo Quinteiro; pela diretora da Faculdade de Pedagogia, professora Ma. Silvia Rosana Pagliarini Cabral; pelo diretor da Faculdade de Educação Física, professor Me. Mauro Felício Barbosa Mulati; pelo coordenador de extensão, professor Dr. Tiago Luis Eilers Treichel; pelo coordenador geral do evento, professor Dr. Idalci Cruvinel dos Reis e pelo Secretário Municipal de Educação, Miguel Rodrigues Ribeiro.

Em pronunciamento, o coordenador do evento, professor Dr. Idalci Cruvinel dos Reis falou da importância do investimento na licenciatura e seu impacto positivo na formação da educação básica do ensino público. “Buscamos debater os múltiplos desafios vivenciados no interior das escolas, bem como refletir e incentivar acadêmicos e formadores a atuarem com autonomia na busca de fundamentação que sinalize soluções viáveis e mais próximas da necessidade”, explanou. O Secretário de Educação, Miguel Rodrigues Ribeiro falou dos desafios e/ou dificuldades reais da/na escola e dos sujeitos que nela atuam, abordando experiências e fundamentos que possam auxiliar no exercício do ensino e da aprendizagem. De acordo com o secretário, os professores devem inspirar bons exemplos para as crianças em formação. “O evento é resultado do trabalho em equipe e da dedicação dos organizadores. Os acadêmicos e professores que estão aqui, se mostram responsáveis com a qualidade de ensino e já possuem um diferencial para o mercado. Desejo sucesso a todos os participantes”, completou.

A palestra magna com o tema “Pedagogias inovadoras: A Transdisciplinaridade no Processo de Ensino-aprendizagem” foi proferida pelo professor e escritor, Adriano José Hertzog Vieira. Para encerrar o primeiro dia, foi realizada uma roda de discussões e apresentação do projeto “Alfabetização Urgente”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nestor Fonseca.

Programação:

21 de Novembro de 2017 (Local – Bloco Administrativo)

18h às 20h15 - Comunicações orais;
20h15 às 21h - Café com prosa e apresentações dos pôsteres;
21h às 22h15 - Comunicações orais;

22 de Novembro de 2017 (Local - Bloco Administrativo)

19h às 20h45 - Oficinas;
20h45 às 21h - Intervalo;