Câmpus Caiapônia discute sobre Segurança Pública

Publicado em: 23-11-2017

 
Aconteceu na última segunda-feira, 21, na cidade de Caiapônia, a mesa-redonda sobre "Segurança Pública: uma responsabilidade de todos". O evento, organizado pelo Núcleo de Atividades Complementares e Extensão da Universidade de Rio Verde - UniRV, foi coordenado pela professora Renata Lamounier e pelos acadêmicos do 10º período da Faculdade de Direito.
 
Direcionado aos discentes dos cursos Administração, Direito, Engenharia Ambiental e Técnico de Enfermagem, o evento abordou os grandes desafios enfrentados pelo poder público para manter a segurança dos cidadãos.
 
Para discutir assuntos como o aumento constante dos índices de criminalidade e unidades prisionais superlotadas foram convidados: a juíza da comarca de Caiapônia, Dra. Gabriela Maria de Oliveira Franco; a promotora de Justiça, Dra. Terezinha de Jesus Paula Sousa; o delegado de Polícia, Dr. Marlon Sousa Luz e o 2ª Ten. da 3º Companhia Dependente da Polícia Militar (CDPM), Dayan Gomes.
 
De acordo com o coordenador geral do câmpus, professor Esp. Marcos Aparecido da Silva Souza, os acadêmicos tiveram a oportunidade de unir teorias vistas em sala de aula com a prática realizada por profissionais de diferentes áreas que atuam diariamente na segurança pública. “É de grande importância o papel da universidade em abrir espaço para debates sobre temáticas sociais atualizadas”, apontou.
 
A juíza da comarca de Caiapônia, Dra. Gabriela Maria de Oliveira Franco salientou que a violência é um fenômeno social e que a responsabilidade policial deve ser compartilhada com a participação da comunidade. “Essa atitude reflete um novo momento marcado pela consciência de que Segurança Pública é responsabilidade de todos”, disse. Ela enfatizou ainda a necessidade de se construir, em parceria com a sociedade civil organizada, uma nova unidade prisional na Comarca de Caiapônia, tendo em vista a falta de segurança, bem como a precariedade do atual prédio.
 
Ao final, os convidados agradeceram a UniRV (câmpus Caiapônia) e ao coordenador do câmpus, que não mediram esforços para a realização desse evento.
 

Fotos: Faculdade de Direito (câmpus Caiapônia)