Faculdade de Psicologia discute sobre autismo no Projeto “Amo Azul”

Publicado em: 01-12-2017

O grupo de estudos em Psicanálise da Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV desenvolveu, durante o 2º semestre de 2017, na Escola Municipal Nestor Fonseca, o Projeto “Amo Azul”, com o intuito de auxiliar professores, pais e familiares a respeito do autismo.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. As causas ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa.

À ocasião, foram realizadas oficinas para compreenderem melhor a forma singular de comunicação das crianças, dividir experiências e ampliar conhecimentos sobre o transtorno. Segundo Tatiane Oliveira, mãe de Valdir, 9 anos, as atividades proporcionaram maior entendimento sobre o cuidado com seu filho. “Não entendia muito bem as reações do meu filho. Hoje me sinto mais segura e feliz, sei que ele tem um futuro próspero”, comentou.

A psicóloga e coordenadora do Projeto, professora Ma. Luciana Gomes Lima de Freitas assegurou que a aceitação do autista como ele é abre a possibilidade de ajudar no seu desenvolvimento, ampliar seus conhecimentos e envolvê-lo no intercâmbio social. “A partir do diagnóstico, um dos pontos mais importantes é a aceitação da família e saber como lidar com os filhos, estimulando-os no desenvolvimento corporal, na interação e na comunicação com outras crianças. O Projeto terá continuidade em 2018”, disse.

Foto: Faculdade de Psicologia