Acadêmicos das Faculdades de Design da Universidade de Rio Verde – UniRV tiveram a missão de realizar produções práticas embasadas nos conhecimentos teóricos das disciplinas “Escultura e Modelagem” (2º período), “Laboratório de Criação” (5º Período) e “Vitrinismo” (5º período). As propostas consistiam em planejamento e execução dos projetos pautados pela interdisciplinaridade, ou seja, um conjunto de conceitos interligados de várias disciplinas.
 |
Projetos foram articulados com interdisciplinaridade |
Os discentes de “Laboratório de Criação”, sob orientação e coordenação dos professores Me. Marcelo Augusto Rozan dos Santos, Míriam Ataíde Gomes e Rusllaynne Ferreira de Andrade foram desafiados a entrelaçar os conhecimentos adquiridos na disciplina com os conceitos estudados em “Ecodesign” e “Desenho de Mobiliário”. Os projetos deveriam conter as premissas do design e retratar, com originalidade, as regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil. “Além disso, os projetos tinham que obedecer aos critérios de Sustentabilidade; Originalidade; Funcionalidade e Qualidade estética”, disse a professora Rusllaynne.
Em “Escultura e Modelagem” os acadêmicos foram divididos em grupos, e a partir de temas sorteados, embasados na história e evolução da escultura, eles tiveram que produzir monumentos autorais de no mínimo dois metros (largura ou altura). “Antes de partir para a produção, os discentes elaboraram um estudo conceitual e de materiais, e uma maquete para avaliação de problemas construtivos”, reforçou o professor Esp. Danilo Casto Moraes.
Como trabalho final da matéria “Cenografia e Vitrinismo”, os acadêmicos do 5º período exercitaram também a prática de projetar e organizar vitrine cenográfica, tendo como referência estabelecimento comercial da cidade. “O objetivo consistia no planejamento e desenvolvimento de projeto de vitrine, embasamento conceitual teórico e materializado com maquete física em escala reduzida”, explicou a professora Mírian Ataíde Gomes.
De acordo com o diretor das Faculdades de Design, professor Esp. Ricardo Padilha, a intenção é colocar em prática todos os conteúdos vistos e preparar os acadêmicos para atuações diversas dentro da profissão.
Fotos: Faculdade de Design