Pronatec UniRV oferece curso de formação em Preparador de Doces e Conservas

Publicado em: 04-01-2018

Uma parceria entre a Universidade de Rio Verde – UniRV e a Prefeitura Municipal de Rio Verde está gerando expectativa em 30 mulheres do município. Elas participam, desde o dia 31 de outubro de 2017, do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Preparador de Doces e Conservas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Mulheres Mil.

Aula Teória  Aula Prática

O Programa Mulheres Mil começou a ser implantado em 2007 no Brasil, por meio da oferta de programa de qualificação profissional, estruturado em três eixos: Educação-Cidadania-Desenvolvimento Sustentável. No início de 2014, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC) firmaram parceria para integrar o Programa Mulheres Mil ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec/BSM).

O profissional formado no curso será capaz de produzir doces e conservas utilizando padrões compatíveis com o mercado de trabalho. Segundo a coordenadora do Pronatec UniRV, professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa, o Programa tem o intuito de oferecer às mulheres em situação de vulnerabilidade e/ou de extrema pobreza curso de qualificação profissional, de modo a prepará-las para o efetivo exercício da cidadania, por meio do desenvolvimento de uma postura proativa, crítica, reflexiva e de habilidades empreendedoras. “A UniRV mais uma vez, assume a sua responsabilidade social com a população carente do nosso município, oferecendo a estas mulheres e agora, alunas da Universidade, oportunidade de alterar os rumos de suas vidas”, comentou.

Para a aluna Selma Barbosa Rodrigues Reis, cozinhar é uma de suas paixões, e espera que a nova profissão faça parte de seu dia a dia. “Ao término deste curso, gostaria juntamente com minhas colegas, de montar uma cooperativa com o auxílio da UniRV. Acredito que várias de nós temos este mesmo sonho”, comentou.

O curso está sendo realizado no Centro de Treinamento Maria Madalena, no setor Pauzanes, com previsão de término para o dia 05 de abril deste ano.

PRONATEC

Habilitada pelo Governo Federal para oferecer Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (MEDIOTEC) e de Formação Inicial e Continuada (FIC) pelo Pronatec, a Universidade de Rio Verde – UniRV já capacitou quase 100 profissionais desde 2015, quando o Programa foi implantado na Instituição. Com a ampliação do Pronatec no ano passado, cerca de 400 jovens e adultos ingressaram nos cursos.

Cursos técnicos profissionalizante
- Agroindústria