Curso de Formação em Cabeleireiro é oferecido em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Verde

Publicado em: 09-01-2018

Muitas pessoas sonham em fazer um curso de cabeleireiro, mas nem sempre é possível arcar com todas as despesas. Diante disso, 30 mulheres do município participam, gratuitamente, desde o mês de outubro de 2017, do “Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Cabeleireiro” do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Mulheres Mil, uma parceria entre a Universidade de Rio Verde – UniRV e a Prefeitura Municipal de Rio Verde.

O curso de formação é realizado no Centro de Treinamento Maria Madalena, no setor Pauzanes, com previsão de término para o dia 30 de julho deste ano. Com o objetivo de capacitar profissionais a atuarem como cabeleireiras em salões de beleza, spas, institutos de beleza ou de forma independente em seus próprios espaços, com a parceria de outros cabeleireiros, manicures, maquiadores e esteticistas, a profissional formada estará habilitada a executar trabalhos na área de cortes, químicas e penteados, sempre utilizando padrões compatíveis com o mercado de trabalho.

Alguns dos alunos e professores durante aula prática

Segundo a coordenadora do Pronatec UniRV, professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa, o segmento de beleza tem sofrido grandes impactos por conta das transformações do cenário econômico brasileiro, exigindo ampla qualificação por parte dos profissionais da área. “Um diferencial do curso é a proposta didático-metodológica que é centrada na participação de quem aprende, valorizando suas experiências e expectativas para o mundo do trabalho, procurando focar o indivíduo como pessoa, observando todas as áreas da aprendizagem e individualizando o processo ao máximo para que todos possam participar”, comentou.

De acordo com pesquisas, fatores como o crescimento da renda das classes baixas e o fortalecimento da participação da mulher no mercado de trabalho vêm favorecendo o aumento da competitividade no segmento. Esse contexto traz grandes desafios a esse profissional, que deverá ser capaz de transitar entre as tendências da moda e do mercado em busca de novas composições visuais. A compreensão acerca das inovações do segmento da beleza, tais como os conhecimentos de cosmetologia e biossegurança são outras variáveis que influenciam o desempenho do cabeleireiro, tornando-se diferenciais ao atendimento das expectativas de clientes cada vez mais exigentes. A aluna Angela Maria Malta diz que o curso auxiliará em sua independência financeira. “O curso vai me ajudar a pagar os estudos das minhas filhas, e quem sabe ter o meu próprio salão? Esse é o meu sonho!”, frisou.

PRONATEC

Cursos disponíveis: