» Notícia
Estudantes do Pronatec participam de aula inaugural de Informática
Publicado em: 05-03-2018

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 05, a aula inaugural do “Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Mediotec) em Informática”, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) da Universidade de Rio Verde – UniRV.

A coordenadora do Pronatec, professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa desejou as boas-vindas a todos os alunos, parabenizou os presentes pela iniciativa de integrarem a formação e colocou-se à disposição. “Como alunos da UniRV, vocês também poderão se matricular na Academia Escola, onde poderão realizar atividades supervisionadas por professores da Instituição”, informou.

A Assistente de Contratos e Convênios do Programa, Paloma Moraes Leite esclareceu aos estudantes que eles receberão uma bolsa estudantil correspondente a R$ 2,50 por hora/aula, podendo chegar a R$ 300,00 por mês. “O valor da bolsa será calculado de acordo com a frequência no curso”, disse.

Em sequência, a professora da UniRV e coordenadora do curso, Ma. Vanessa Avelino Xavier de Camargo ministrou a primeira aula, fez uma breve apresentação sobre o curso de Informática e trouxe questionamentos pertinentes à importância da formação.

Perfil Profissional

O Técnico em Informática é o profissional responsável pela manutenção de computadores, atuando tanto de forma preventiva como corretiva. Atua tanto no hardware de um computador, trocando peças, realizando limpeza de periféricos, avaliando a necessidade de atualização tecnológica ou substituição de componentes, indicando tecnologias mais adequadas ao sistema utilizado e ao usuário, como também no software, instalando programas e aplicativos, verificando e corrigindo erros, configurando, desinstalando e atualizando programas, utilitários e aplicativos. Realiza instalação e manutenção de redes, backups e recuperação de dados.

Mercado de Trabalho ou Campo de Atuação

O mercado para este profissional é amplo, tendo em vista o enorme número de computadores domésticos e de usuários, que só cresce. Entretanto, também é competitivo e o profissional mais qualificado é o que sai na frente. O técnico em informática pode trabalhar prestando serviços autonomamente, trabalhando para lojas de informática, instituições públicas, privadas, escolas ou qualquer outro estabelecimento informatizado. O profissional pode se especializar em um determinando segmento, como instalação e manutenção de redes ou para recuperação de dados e backups, etc.

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104