» Notícia
Acadêmicos de Medicina participam de Júri Simulado com ênfase no SUS
Publicado em: 09-04-2018

Os acadêmicos do 7º período da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV participaram na última quinta-feira, 05, de Júri Simulado organizado pelas professoras Ma. Barbara Correia Neves Sabino, Ma. Ana Paula Fontana e Ma. Adriana Vieira Macedo Brugnoli, da disciplina de Medicina Integrada à Saúde da Comunidade (MISCO).

A disciplina de MISCO integra a formação dos discentes proporcionando oportunidades de aprendizagem desde o início do curso e ao longo da formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas comunidades, tendo as Ciências Humanas e Sociais como eixo transversal na formação de profissionais com perfis generalistas, humanizados, acolhedores, tratando a todos sem pré- julgamentos, preconceitos e com equidade.

Segundo uma das organizadoras, professora Ma. Barbara Correia Neves Sabino, a metodologia de Júri Simulado, utilizada pela primeira vez com os acadêmicos de Medicina, busca privilegiar a participação ativa dos discentes na construção do conhecimento e na integração dos conteúdos, assegurando a indissociabilidade do ensino, vivências práticas e reflexões sistematizadas acerca dos direitos humanos e das pessoas, que é a principal proposta do planejamento pedagógico do curso.

À ocasião, os estudantes foram subdivididos em grupos: representando a Promotoria; os Advogados de Defesa do SUS; os Advogados de Acusação do SUS; os Jurados; o Réu; o próprio SUS; e o Juiz. As docentes, que representaram o Juiz, realizaram inicialmente uma apresentação da abertura da Tese Inicial, que era a Extinção do SUS (baseada na premissa que este não cumpre seus princípios e diretrizes) e a consequente privatização da Saúde (por meio de contratualizações com entidades privadas e clínicas populares). Elas ainda auxiliaram e intermediaram todas as discussões e a sessão de julgamento.

Houve a arguição da Promotoria, dos advogados de acusação e de defesa, e o próprio Réu: o SUS pôde se pronunciar. Ao final, o grupo formado pelos Jurados realizou uma votação, apresentou suas considerações, e o Juiz, representado pelas professoras, deu a sentença final. Foi determinado que apesar de todas as dificuldades enfrentadas na saúde, o SUS é uma conquista da sociedade brasileira, sendo necessária uma reflexão profunda, a fim de buscar corrigir os erros e tomar decisões que ajudem a melhorar a assistência à saúde dos brasileiros.

Fotos: Faculdade de Medicina

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,