» Notícia
Programação do “I Seminário Internacional de Educação Superior” é encerrada
Publicado em: 06-06-2018

Terminou nesta terça-feira, 05, o “I Seminário Internacional de Educação Superior”. O evento, promovido pela Universidade de Rio Verde – UniRV, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Conselho Estadual de Educação (CEE/GO), foi realizado em Goiânia.

Com os temas “Desenvolvimento e democratização da educação superior: novos processos e perspectivas” e “Educação superior e pesquisa científica: desenvolvimento humano, complexidade e inclusão”, ao longo dos dois dias, o Seminário contou com renomados palestrantes nacionais e internacionais em mesas de debates e palestras em diversos eixos de conhecimento, e teve o intuito de discutir os métodos de ensino e a formação de docentes.

A programação iniciou pela manhã com a Conferência “A Reconquista e o Desenvolvimento do Social nas Perspectivas da Interdisciplinaridade e da Transdisciplinariedade”, ministrada pelo professor alemão Dr. Bernhard Johannes Fichtner, da Universidade de Siegen (UNISIEGEN). A atividade foi coordenada pelo Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira.

Dr. Bernhard Johannes Fichtner e o Reitor, Dr. Sebastião Lázaro Pereira

Em seguida, a mesa redonda “Pensamento Complexo, Abordagem Histórico-Cultural e Desenvolvimento Humano”, coordenada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UniRV, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo, contou com a participação de três pesquisadores: Dra. Maria Cândida Moraes (Universidade de São Paulo - USP), Dr. Wolfgang Heinrich Wörster (UNISIEGEN) e Dr. Ulrich Manfred Exner (UNISIEGEN), que discutiram, respectivamente, sobre o “Pensamento Complexo e Educação”, as “Práticas interdisciplinares e transdisciplinares no desenvolvimento infantil: Haus Früher Hilfen” e os “Espaços que Comunicam e Educam: a experiência da Faculdade II, da Universidade de Siegen”.

À tarde, o evento seguiu com a mesa redonda “Produção do Conhecimento Científico: Perspectivas Transdisciplinares”, coordenada pela procuradora geral da UniRV, professora Ma. Viviane Aprigio Prado e Silva, e os professores da Instituição, Dr. Adriano José Hertzog Vieira, Dra. Erika Pereira Machado e Dr. João Porto Silvério Júnior abordaram, respectivamente, sobre “Bases Epistemológicas do Pensamento Complexo: a experiência em W. Benjamin e a hermenêutica em J. Gadamer”, “Estudos sobre processos educativo-terapêuticos para o desenvolvimento e a inclusão de crianças e apoio aos seus familiares/cuidadores” e “Gestão do Conhecimento Científico: a experiência de estruturação do Mestrado em Direito do Agronegócio, Sustentabilidade e Meio Ambiente na UniRV”.

O encerramento foi com a mesa redonda “Educação Superior: internacionalização e produção do conhecimento científico”, coordenada pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UniRV, professora Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula, e teve como assuntos debatidos “Experiências Práticas em Projetos de Pesquisa Científica Internacional”, ministrado pela doutoranda médica, Malin Wörster (Universidade de Witten); "A expansão e democratização da educação superior: perspectivas da expansão no PNE/2014-2024", abordado pelo Dr. João Ferreira de Oliveira (Universidade Federal de Goiás - UFG); "Intervenção na Pesquisa Histórico-Cultural: Uma experiência binacional Brasil-Alemanha. Filosofia com Crianças – Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente", relatado pelo Dr. Alexandre Avelino Giffoni Junior (UniRV); e "A Pós-Graduação nas Universidades Brasileiras", debatido pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação da UniRV, Dr. Gustavo André Simon.

Confira a programação completa de todas os temas e palestrantes que participaram do evento.

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104