» Notícia
Faculdade de Engenharia Civil realiza a “VI Competição Uniponte”
Publicado em: 07-06-2018

A Faculdade de Engenharia Civil, em parceria com as Faculdades de Engenharia Mecânica e de Produção da Universidade de Rio Verde – UniRV, promoveu nesta segunda, 04, e terça-feira, 05, sob coordenação do professor Me. Rodrigo Francisco Borges Lourenço, a sexta edição do Torneio Ponte de Macarrão – Uniponte.

Competição de Resistência Ponte de Macarrão

Este projeto é muito comum entre as faculdades de engenharia do Brasil, estimulando os discentes a colocar em prática conceitos de várias disciplinas, incentivando o trabalho em equipe. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, respeitando os critérios do regulamento.

O Torneio contou com a participação de 27 equipes e um público aproximado de 300 pessoas. A premiação foram troféus para o primeiro, segundo e terceiro colocado, além de duas cotas de excursão para o Congresso Brasileiro do Concreto, a ser realizado de 17 a 21 de setembro, em Foz do Iguaçu.

A equipe vencedora, com ponte resistente a 136 kg, foi composta pelos acadêmicos: Beatriz da Silva Gomes, Catiane Nascimento Santos, Ingrid Nunes, Karoline Prado de Oliveira, Rafael Guedes de Brito, Rosane Borges Moraes e Weverton Carlos Martins.

Concurso Pórtico 2018

Simultaneamente, foi realizada a 1ª edição do Concurso Pórtico, com o intuito de testar a capacidade dos alunos no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam a cargas, tirando o máximo proveito das propriedades do concreto reforçado com fibras como material estrutural. A atividade foi coordenada pelo professor Me. Tiago Ferreira Campos Neto e apoio dos docentes Me. Alex Mizael Martins, Me. Fausto Arantes Lobo e Lorena Araújo Silva, e do técnico do laboratório de engenharia, Igor Santos.

Durante aferição do pórtico Teste de resistência do pórtico

O desafio consistiu em atingir a maior força aplicada pontualmente no meio terço do vão de uma viga de um pórtico de concreto, sendo a estrutura leve e dentro dos parâmetros de dimensão. A atividade foi inspirada no Concurso do Aparato de Proteção ao Ovo, realizado anualmente no Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).

A equipe campeã foi composta pelos acadêmicos: Filipe Menezes, Gabrielle Arantes, Gabrielle Vieira, Gustavo Honorato, João Victor Duarte, Leonardo Oliveira, Mateus Pereira e Thairine Esteves, e obteve como resultado 276,16 kgf de força máxima, incluindo os descontos preestabelecidos no edital do concurso. O grupo também foi premiado com uma cota de excursão para o Congresso Brasileiro do Concreto e premiação para primeiro, segundo e terceiro colocado.

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104