» Notícia
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UniRV apresenta dissertação de Mestrado
Publicado em: 11-07-2018

A discente do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da Universidade de Rio Verde – UniRV, Ludmilla Ribeiro da Rocha Gomes apresentou na manhã desta quarta-feira, 11, a defesa de sua dissertação de mestrado intitulada “Capacidade combinatória de linhagens e adaptabilidade e estabilidade de híbridos de sorgo granífero”. A banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Gustavo André Simon (orientador), Dr. Cícero Beserra de Menezes (coorientador e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas – MG), Dr. Alessandro Guerra da Silva e Dr. Takeshi Kamada.

O objetivo do projeto foi gerar informações relevantes sobre o potencial de linhagens em gerar híbridos de sorgo granífero que apresentem alto potencial produtivo e associem aspectos favoráveis com relação as demais características agronômicas, como por exemplo, ciclo precoce e porte favorável. Também teve como propósito estimar parâmetros de adaptabilidade e estabilidade, que dizem respeito a capacidade dos novos híbridos em responder às condições do ambiente que é cultivado e a previsibilidade de manutenção do potencial produtivo ao passar dos anos de cultivo.

Pós-Graduação em Produção Vegetal

Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Gustavo André Simon, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu/Mestrado em Produção Vegetal da Faculdade de Agronomia da UniRV, com área de concentração em Grandes Culturas, tem grande importância na formação de recursos humanos qualificados para atuarem na pesquisa, docência ou até mesmo na prestação de serviços técnicos.

O tempo de duração é de no mínimo 18 e no máximo 30 meses. A linha de pesquisa abrange: Manejo de Culturas em Sistemas de Cultivo; Manejo de Solos e Proteção de Plantas. O mestrado é voltado para portadores de diploma de graduação em Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Biologia, Zootecnia, Tecnologia em Produção de Grãos e Licenciatura em Ciências Agrárias.

Outras informações pelo telefone: (64) 3611-2228, site ou endereço eletrônico: producaovegetal@unirv.edu.br.

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104