» Notícia
Idosos do programa Terceira Idade da UniRV colam grau
Publicado em: 30-07-2018

Determinação e superação são apenas dois dos vocábulos que definem os 16 idosos da primeira turma do programa Terceira Idade da UniRV que colaram grau na última sexta-feira, 27. O projeto teve duração de um ano, e os participantes assistiram aulas, juntamente com os acadêmicos dos cursos de graduação, além de participarem de atividades artístico-cultural.

Ao todo, 16 idosos concluiram o programa

A mesa de honra foi composta pelo Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, pela Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas, pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula; pelo coordenador de Extensão e Cultura, professor Dr. Tiago Luis Eleirs Treichel; e pelo senhor Osvaldo Fonseca, representando o padrinho dos concluintes, o deputado Heuler Cruvinel.

À ocasião, o Reitor parabenizou os formandos e enfatizou que a turma vive uma das melhores fases da vida e que a determinação deles, sem dúvida, encheu de orgulho os familiares. “É preciso vislumbrar e aproveitar as oportunidades. Acredito que muitos de vocês não tiveram a oportunidade de cursar uma graduação, mas hoje vocês receberão um certificado”, disse. Ele acrescentou ainda que ao criar o Programa, a Instituição desenvolveu mais um projeto que vai de encontro com a responsabilidade social da Universidade, e com humor afirmou “estou perto de me aposentar e daqui um tempo eu estarei no lugar de vocês”.

A concluinte Mirtes dos Santos Arantes, de 61 anos, fez o juramento e o formando Gilberto Barbosa Mendonça, de 68 anos, foi o orador do discurso (veja aqui o discurso da íntegra) cheio de emoção e descontração que contagiou a todos ao descrever os adjetivos de cada um dos colegas. “O mundo para nós foi limitado a 75 anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS); o que fizemos este ano foi contrariar esta expectativa, sendo que estamos procurando nesta universidade ultrapassar esse limite”, declarou Mendonça. “Todo tempo que aqui estivemos foi tentar ser reprovados no intuito de dar continuidade e ficarmos frequentando este local de maravilhoso”, acrescentou, provocando um coral de gargalhadas.

Gilberto confessou que a turma se empenhou em reprovar no programa para continuar na Universidade
Emocionada, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura disse que ao longo de todo o período que esteve com a turma foi possível perceber que a Instituição aprendeu muito mais. “Vocês estão encerrando um ciclo, mas a amizade que criamos permanecerá. A Universidade continuará de portas abertas e vocês também poderão prosseguir conosco em outros projetos, portanto não será preciso reprovar em nenhum programa”, destacou.

O coordenador do projeto, professor Dr. Tiago Luis Eleirs Treichel disse que a turma teve direito a todas as situações que universitários passam ao longo da graduação. “Eles assistiram aulas, realizaram provas, participaram de viagens e atividades de campo. E não pensem vocês, filhos e familiares, que eles não fizeram festas e até tomaram porres”, revelou.

O representante e padrinho da turma, Osvaldo Fonseca, disse que o deputado Heuler Cruvinel lamentou não poder participar da cerimônia, mas saudou e felicitou todos os concluintes.

Sobre o programa

O Programa Terceira Idade na UniRV é um projeto de extensão que tem o objetivo de interação entre a Instituição e a comunidade da melhor idade da cidade de Rio Verde. Ao longo de um ano, três vezes por semana, os participantes assistem, juntamente com professores e acadêmicos de graduação, aulas das diferentes Faculdades oferecidas pela UniRV.

Na próxima segunda-feira, 06, outros 20 participantes iniciarão as atividades da segunda turma.

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104