“Dor: Uma abordagem Transdisciplinar” é tema da IX Semana da Fisioterapia

Publicado em: 28-08-2018

A Universidade de Rio Verde – UniRV deu início nesta terça-feira, 28, no auditório do Bloco Administrativo, a “IX Semana da Fisioterapia”. O evento, que será realizado até quinta, 30, tem como objetivos evidenciar temáticas que abrangem a atuação do profissional fisioterapeuta na atualidade, promover integração acadêmica e permitir o ensino prático de técnicas fisioterapêuticas.

Para abrir as atividades da noite, foi realizada uma apresentação de ginástica rítmica infantil por Helena Oliveira Duarte. Em seguida, compuseram a mesa de honra, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin, representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Gustavo André Simon; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula; e a diretora da Faculdade de Fisioterapia, professora Dra. Érika Pereira Machado.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin falou sobre a importância de ações como esta para a formação de profissionais diferenciados, que se destaquem em meio à concorrência. “O conhecimento não é só feito em sala de aula, tudo isso contribui para o enriquecimento do saber. Em nome da Reitoria, agradeço a cada um por ter escolhido a UniRV e reforço que nossas portas estarão sempre abertas para vocês”, disse.

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin

Segundo a diretora do curso, professora Dra. Érika Pereira Machado, o evento, que está na nona edição, graças a excelência conquistada nas edições anteriores, tem como enfoque a atualização e o despertar do público-alvo para a responsabilidade como agente ativo desde a sua formação até a construção gradual de um perfil adequado às necessidades do mercado de trabalho. Ela agradeceu ainda a presença de todos e a confiança depositada. “Vamos fazer da Fisioterapia um curso convidativo, vamos nos fortalecer, nos transformar, nos unir! Eu ofereço o meu suor, o meu trabalho e o meu amor! Juntos somos gigantes!”, enfatizou.

Diretora da Faculdade de Fisioterapia, professora Dra. Érika Pereira Machado

Para a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula é motivo de orgulho ver o empenho de toda a equipe organizadora. Vanessa recordou que é fisioterapeuta e faz parte do quadro de docentes do curso. “Espero que todos possam aproveitar as atividades da melhor forma possível. O envolvimento dos professores e acadêmicos faz o sucesso do evento. E podem ter certeza, a Faculdade de Fisioterapia conta com profissionais capacidados, e é considerada uma das melhores do Brasil!”, comentou.

Dando sequência, a mesa-redonda com o tema “Dor: Uma abordagem Transdisciplinar” contou com a participação da professora Dra. Érika Pereira (mediadora), do médico anestesista Esp. Thiago Gouveia Queiroz, do fisioterapeuta Esp. João Batista da Silva Júnior e do educador físico Esp. Fernando Macedo Carvalho. Para encerrar, foi realizado um coffee break e sorteio de brindes. Nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30, serão promovidos ainda diversos minicursos.

Abaixo, confira a programação:

29 e 30/08/2018 (19h às 22h30) - 06 minicursos

Minicurso 1: “Abordagem da fisioterapia nas principais disfunções pélvicas femininas: teoria e vivência prática”, com a fisioterapeuta Tatiana Oliveira Ferreira;
Minicurso 2: “Fisioterapia, saúde coletiva e promoção da saúde: para além da prevenção, tratamento e reabilitação de doenças”, com o fisioterapeuta Me. Amauri Oliveira Silva;
Minicurso 3: “Avaliação funcional e tipos de treinamento físico para pacientes com DPOC: baseados em evidências”, com o prof. Me. Victor Fernando Couto;
Minicurso 4: “Farmacologia aplicada a fisioterapeutas”, com a profa. Ma. Carmen Weber Dalazen;
Minicurso 5: “Análise ergonômica do trabalho, métodos baseados NR-17 e NR-36”, com o fisioterapeuta Rafael Braga;
Minicurso 6: “Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP)”, com o prof. Me. Ulisses Bueno Marques Júnior.