Docente da Faculdade de Agronomia participa de Pós-Doutorado no exterior

Publicado em: 11-09-2018

A Reitoria da Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio do Reitor professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, tem dado importantes passos em investimento no âmbito internacional, mantendo contatos e oficializando parcerias com renomadas universidades. Nesse contexto, o professor da Faculdade de Agronomia, Dr. Carlos César Evangelista de Menezes integra, até dezembro deste ano, o Programa de Pós-Graduação na Universidade Estadual da Pennsylvania (Pennsylvania State University – PSU).

O docente, aceito pela Universidade com o título de Visiting Scholar (Professor/Pesquisador visitante), faz parte do Programa desde o mês de janeiro, lotado no Departamento de Agronomia da PSU. Ele também é membro do ROOTS LAB, um dos programas mais importantes do mundo no que se refere aos estudos realizados com raízes de plantas cultivadas. As pesquisas feitas neste laboratório visam determinar características radiculares de plantas que sejam favoráveis ao cultivo em condições de estresse – principalmente ambiente com limitação de nitrogênio, fósforo e, ou, condição de estresse hídrico. Uma vez identificada a característica favorável (pode ser fisiológica, bioquímica, morfológica ou anatômica), é então incorporada nas variedades comerciais por meio de cruzamentos genéticos (genética clássica) ou por meio de transformação genética (biotecnologia).

Departamento de Agronomia da Universidade Estadual da Pennsylvania

Durante sua participação, o professor já fez duas apresentações para o grupo do ROOTS LAB (aproximadamente 20 participantes – estudantes, pesquisadores e professores). Ele também foi convidado a ministrar palestra sobre “Aspectos nutricionais de plantas em ambiente do Cerrado” para os alunos matriculados na disciplina de “Nutrição Mineral de Plantas – Hort 402”. A apresentação está agendada para o semestre que se inicia no outono (Fall Semester).

A expectativa do docente Dr. Carlos César é que após seu retorno ao Brasil, as portas da Universidade e do Departamento de Agricultura permaneçam abertas para outros professores. “Seria muito importante, também, que alunos de graduação e pós-graduação, de ambas as instituições, participassem desse intercâmbio, isto é, estudantes da UniRV conduzindo parte de suas pesquisas na PSU e vice-versa. Essas ações são vistas de forma positiva pelo MEC (alunos de graduação) e pela CAPES (alunos de pós-graduação) e, portanto, são estimuladas, pois são ações concretas de internacionalização do conhecimento”, disse.

CURIOSIDADES SOBRE A PENNSYLVANIA STATE UNIVERSITY (PSU)

A PSU iniciou suas atividades na área da agricultura, sendo uma das pioneiras dos EUA (1855). Hoje, a Universidade possui 24 câmpus no estado da Pennsylvania com aproximadamente 100.000 estudantes de graduação e pós-graduação. O principal câmpus é o de State College, que tem aproximadamente 45.000 alunos. A Instituição é uma referência internacional, sendo ranqueada como uma das melhores do mundo em várias áreas do conhecimento. No aspecto de internacionalização, a Instituição possui várias parcerias, e é uma das que tem maior número de estudantes internacionais matriculados nos seus programas.

Fotos: Faculdade de Agronomia