Docente de Biologia apresenta artigos no município de Aracaju - SE

Publicado em: 12-09-2018

O professor da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Rio Verde – UniRV, Me. Rinneu Elias Borges participou na última semana, em Aracaju - SE, do XV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia (ECOTOX 2018), promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tirandentes (UNIT).

À ocasião, o docente apresentou quatro trabalhos em formato de pôster, dentre eles: “O teste do micronúcleo para a fauna selvagem: girinos como modelos de estudos”; “Genotoxidade em girinos de culturas anuais e perenes”; “Alterações eritrocitárias nucleares em aves: tendência de estudos”; e “O teste de micronúcleo em células esfoliadas de mucosa bucal em morcegos: avaliação de gênero”.

Segundo ele, participar de eventos como este é de extrema importância para atualização sobre os progressos recentes em sua área de pesquisa e auxilia em futuras parcerias com outros pesquisadores. “Agradeço a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (01/2018 PROEXT/PRPI/UniRV) pelo auxílio financeiro para participação e publicação no ECOTOX”, disse.

XV ECOTOX

O tema deste ano foi “Ecotoxicologia e Sociedade: bases para o desenvolvimento sustentável”, cujo foco foi estimular a discussão entre Academia, Empresa e Poder Público sobre a contribuição desta ciência para diversas questões ambientais. Dentro desta temática, foram discutidas sobre as diferentes abordagens dos estudos na Ecotoxicologia e suas aplicações nos setores econômicos, sociais e ambientais; o reconhecimento das novas fronteiras na Ecotoxicologia e os avanços metodológicos para atender as demandas futuras; as mudanças geográficas e as escalas de estudos nas análises ecotoxicológicas e em suas avaliações; a contribuição da Ecotoxicologia para a manutenção dos serviços ecossistêmicos e para a análise de risco ecológico; a questão das mudanças climáticas e outros eventos naturais ou antropogênicos que podem causar desordem na biosfera e que precisam ser investigados sobre a ótica da Ecotoxicologia, bem como a contribuição da Ecotoxicologia para o bem estar social, para o estabelecimento de diretrizes em políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável.

Fotos: Faculdade de Ciências Biológicas