UniRV dá início ao “I Colóquio de Direito do Agronegócio e Desenvolvimento e Pesquisa (CoDAD)”

Publicado em: 27-09-2018

A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde-UniRV, em parceria com a coordenação da Pós-Graduação em Direito do Agronegócio, Meio Ambiente e Desenvolvimento, e coordenação de APNC em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, promoveu nesta quinta-feira, 27, a abertura do “I Colóquio de Direito do Agronegócio e Desenvolvimento e Pesquisa (CoDAD)”, sob coordenação do professor Dr. João Porto Silvério Júnior.

Compuseram a mesa diretiva, a procuradora geral da UniRV, professora Ma. Viviane Aprigio Prado e Silva, representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Gustavo André Simon; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo; a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto; a diretora da Faculdade de Direito, professora Dra. Telma Divina Nogueira Rodrigues; e a coordenadora da Pós-Graduação em Direito do Agronegócio, Meio Ambiente e Desenvolvimento, professora Dra. Rejaine Silva Guimarães.

Para dar início as atividades propostas, a procuradora geral da UniRV, professora Ma. Viviane Aprigio Prado e Silva deu ênfase a cada um dos pró-reitores e docentes presentes na mesa de honra como peças fundamentais para o crescimento da Universidade, em especial do curso de Direito. De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Gustavo André Simon, o evento tem uma importante contribuição no aprimoramento do quadro de professores e alunos, além de comprovar que a UniRV tem se comprometido cada vez mais com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Procuradora geral, professora Ma. Viviane Aprigio Prado e Silva                                                                                              Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor, Dr. Gustavo André Simon

Segundo o coordenador do Colóquio, professor Dr. João Porto Silvério Júnior, o evento, que será realizado até sexta-feira, 28, é voltado para o aprimoramento da pesquisa e permitirá discussão e debate acerca da problemática interdisciplinar do Agronegócio, tendo como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação, e profissionais ligados às áreas da Agronomia, Direito, Engenharia Ambiental e Agronegócio. “O Colóquio possibilitará a consolidação da linha de pesquisa  do nosso futuro mestrado profissional em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, cuja proposta aguarda aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Gostaria de agradecer a presença de cada um e dizer que este é um momento de alegria para mim e para todos da Faculdade de Direito”, comentou.

Coordenador do Colóquio de Direito do Agronegócio, Dr. João Porto Silvério Júnior

A conferência de abertura “Desafios do Agronegócio no Brasil” foi conduzida pela pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), professora Dra. Luciane Martins de Araújo. Ela é mestre em Direito Agrário e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em seguida, foi realizada a mesa temática (eixo 1) com o tema “Processo fraterno e Direito do Agronegócio” e participação dos docentes Dr. João Porto Silvério Júnior (presidente), Me. Cláudio de Castro Braz (mediador), Me. Carolina Merida, Me. Paulo Antônio Rodrigues Martins e Dr. Rildo Mourão Ferreira, seguida por apresentações orais e em formato de banners.

Palestrante da manhã, professora Dra. Luciane Martins de Araújo (PUC/GO)

À noite, os professores Dra. Rejaine Silva Guimarães (presidente), Me. Arthur Pinheiro Basan (mediador), Dra. Estefânia Naiara da Silva Lino e Ma. Renata de Almeida Monteiro ministrarão a temática (eixo 2) “Direito Agronegócio e Sustentabilidade”. Já o tema (eixo 3) “Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Desenvolvimento” será proferido pelos docentes Dra. Estefânia Naiara (presidente), Me. Arício Vieira da Silva (mediador), Me. Danilo Marques Borges e Dra. Liliane Vieira Martins Leal, e o advogado, Rysclift Bruno Sergio Santos. Para encerrar, ocorrerão novamente apresentações orais e em formato de banners.

Todo o conteúdo gerado a partir das comunicações orais e dos trabalhos aceitos e aprovados será compilado em anais, com a confecção do respectivo ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Confira a programação completa no LINK.