Faculdade de Agronomia completa 35 anos

Publicado em: 11-01-2019

A Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde – UniRV comemora neste domingo, 13, trinta e cinco anos de formatura da primeira turma, em janeiro de 1984. Criado pela Portaria Min. n.º 324, o curso é eclético e visa a formação de profissionais habilitados em todos os ramos das ciências agrárias, tanto de pesquisa quanto de ensino e extensão rural, em órgãos públicos ou privados.

O objetivo do curso é preparar profissionais de forma responsável e consciente em benefício da coletividade, com conhecimentos sobre planejamento, organização e execução de ações de forma participativa, crítica, criativa e proativa, em contato direto e constante com o universo das ciências agrárias, seguindo as orientações das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação, formando mão de obra especializada para atender crescente demanda de profissionais neste segmento, proporcionando também o desenvolvimento socioeconômico da região.

A Faculdade de Agronomia foi estrelada em 2018, na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. O GE é o principal veículo de publicação de Instituições de Ensino Superior do país, avaliando a qualidade dos cursos em termos de projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. O Guia destacou as melhores Universidades, se tornando uma ferramenta importante para medir o nível de qualidade do ensino superior e um referencial aos estudantes.

Diferenciais do curso

A Faculdade de agronomia conta com um Núcleo de Estágios (NEFA), responsável pela orientação e documentação dos discentes do curso para a execução dos Estágios Supervisionados Obrigatório e Não Obrigatório.

A graduação em Agronomia consiste basicamente no ensino teórico-prático, com salas climatizadas com capacidade para 60 acadêmicos e excelentes equipamentos didáticos; vários laboratórios para aulas práticas, dentre eles: Solos, Bromatologia, Nutrição Vegetal, Fitopatologia, Entomologia, Mecânica Agrícola, Fisiologia Vegetal, Sementes, Microbiologia, Geologia, Aerofotogrametria e Fotointerpretação, Tecnologia de Alimentos, Química e Bioquímica, Biologia Celular, Informática, Anatomia e Sistemática Vegetal. Setores em pleno funcionamento tais como; Plantas medicinais, Fruticultura, Olericultura, Produção de Mudas, Trilhas, Banco de sementes do Cerrado, Casa de vegetação, Mecânica, Bovinocultura de corte e Leite, Granja Escola e Estação Meteorológica.

O agrônomo é capacitado para atuar nas seguintes áreas: Geociências Aplicadas; Tecnologia Agropecuária; Engenharia Rural; Meio Ambiente; Administração e Economia Rural. Uso e aplicações da Topografia e da Cartografia. Aerofotogrametria, sensoriamento remoto, fotointerpretação e georreferenciamento. Atividades multidisciplinares relacionadas a planejamento urbano e regional no âmbito da Engenharia Agronômica. Ordenamento territorial agrossilvipastoril. Desmembramento e Remembramento. Cadastro Técnico de Imóveis Rurais. Agrometereologia e climatologia Agrícola, entre outras.