Reitor participa da recepção aos calouros de Agronomia

Publicado em: 18-02-2019

Nesta segunda-feira, 18, o Diretório Acadêmico (DA) e a Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde – UniRV prepararam as boas-vindas aos calouros do curso. O evento permite a integração dos novos discentes e a troca de conhecimentos e experiências profissionais, além de oferecer informações gerais sobre a Universidade e facilitar o desenvolvimento inicial da vida acadêmica.

Para abrir as atividades, os acadêmicos Gabriel Ferreira Oliveira e Matheus Vieira Lemos Cardoso animaram o evento com uma apresentação sertaneja. Compuseram a mesa de honra da cerimônia, o Reitor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, prof. Tatão; o Vice-Reitor, prof. Me. Leonardo Veloso do Prado; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Dr. Gustavo André Simon; a Pró-Reitora de Graduação, profa. Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, prof. Me. Alberto Barella Netto; o diretor do curso, prof. Dr. Takeshi Kamada; o presidente do DA, Warllen Pereira Borges; e o diretor de eventos da Atlética da Agronomia, Gerlos Mendonça de Morais Filho.

Em pronunciamento, o professor Tatão afirmou que as demandas mundiais e a necessidade de ser cada vez mais eficiente no mundo dos negócios exige a participação de um profissional capacitado para a gestão de recursos e de conhecimento. “Não é exagero dizer que o número expressivo de profissionais formados por esta Instituição constitui-se em um dos principais fatores do vigoroso desenvolvimento da produção agropecuária nacional nas últimas décadas”, disse. Ele abordou ainda os diversos projetos/investimentos realizados visando o desenvolvimento da Faculdade de Agronomia, como o novo pivô central que já foi adquirido. “Estamos trabalhando para que vocês, como estudantes, possam contar com o que há de melhor durante a formação, e assim, contribuir para que a sociedade ganhe com profissionais altamente capacitados. A UniRV está à disposição e de portas abertas para todos que buscam evoluir com qualidade de ensino e não apenas obter um diploma de graduação”, salientou.

O Reitor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, prof. Tatão durante discurso

Durante a sua fala, o Vice-Reitor enalteceu o trabalho desenvolvido pela atual gestão e falou sobre os avanços do agronegócio no Estado. “No contexto mundial da produção de alimentos, o mundo volta os olhos para o Brasil. Manter as atividades da Faculdade de Agronomia e ampliar suas diferentes frentes de atuação, em sintonia com as transformações atuais e novas demandas sociais são os grandes desafios a serem enfrentados por todos nós professores e diretores”, enfatizou. Ele desejou ainda sucesso nesta nova fase da vida dos estudantes. “Sejam muito bem-vindos à UniRV, que é de vocês, da comunidade. Cada um chegou aqui movido por um sonho e precisou fazer escolhas. Desejo que vocês escolham ser pessoas que façam a diferença. A sociedade precisa de profissionais éticos, dedicados e comprometidos em fazer um mundo melhor”, afirmou.

Para o diretor do curso, a escolha da universidade é fundamental para abrir caminhos e garantir o diferencial na carreira. “A Faculdade de Agronomia conta com a experiência do corpo docente, composto por professores mestre e doutores, com alta capacidade de lecionar e anos de experiência em suas áreas de atuação. O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e exigindo que os profissionais estejam preparados e constantemente atualizados sobre as necessidades da globalização. A UniRV constrói caminhos que oferecem oportunidades reais de evolução aos acadêmicos, estimulando o contato e a troca de experiências”, disse.

Para encerrar, o professor Dr. Carlos Evangelista de Menezes falou sobre a profissão do engenheiro agrônomo e o professor Dr. Guilherme Braga Pereira Braz ministrou a palestra motivacional “Trajetória profissional: da graduação a docência”. O clima foi de total descontração e além de conhecerem mais sobre as diretrizes do curso e funcionamento da UniRV, foi servido um delicioso coffee break.