Faculdade de Medicina realiza acolhida aos novos residentes

Publicado em: 01-03-2019


Na manhã desta sexta-feira, 01, a Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV realizou uma acolhida aos novos integrantes do Programa de Residência Médica. O encontro aconteceu no auditório do Bloco Administrativo e contou com a presença da Pró-Reitora de Graduação, profa. Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas, representando o Reitor, Dr. Sebastião Lázaro Pereira, Professor Tatão; do diretor da Faculdade de Medicina, professor Esp. Rychard Arruda de Souza; do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) e de docentes. O objetivo foi repassar orientações gerais, falar sobre a importância da residência médica e os procedimentos para dar início ao Programa.

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.