Artigo do curso de Odontologia é publicado em Revista Internacional do Reino Unido

Publicado em: 04-04-2019

O docente da Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde (FORV/UniRV), professor Dr. Marcelo Bighetti Toniollo, que atualmente é coordenador de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Prpi) e coordenador do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-PIVIC), publicou recentemente, artigo no Periódico Internacional do Reino Unido “Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering”, revista científica mundialmente reconhecida com publicações nas áreas da saúde e engenharia biomédica (Qualis B1, com fator de impacto 1.974).

O artigo intitulado “Stress distribution of three-unit fixed partial prostheses (conventional and pontic) supported by three or two implants: 3D finite element analysis of ductile materials” foi desenvolvido em parceria com os docentes da UniRV, Dr. Jair Pereira de Melo Júnior e Dra. Andrea Sayuri Silveira Dias Terada, e com a engenheira técnica, Esp. Ana Paula Macedo, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FORP/USP).

A publicação é resultado final de projeto de pesquisa desenvolvido na UniRV, com o auxílio da Chamada Interna 03/2016 - Bolsa Pesquisador, o qual derivou de parte dos projetos de trabalho de conclusão de curso (da acadêmica Ligia Jaqueline Pereira Vieira) e de Iniciação Científica (da discente Mikaelly dos Santos Sá), esta última contemplada com Bolsa PIBIC do CNPq para participação no Programa UniRV PIBIC-PIVIC 2018-2019.

Segundo o professor Marcelo, a publicação de um artigo em revista internacional é o desfecho que todos esperam após a conclusão de uma pesquisa. “Mesmo diante de eventuais dificuldades, é missão do docente universitário buscar pelo destaque de seus acadêmicos no meio científico, dando a eles a oportunidade de potencializar seus currículos para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Para tanto, é importante que os professores e alunos participem dos editais da Universidade, que estejam atentos e participativos aos programas da Instituição e sempre fortifiquem o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão por meio do trabalho em grupo”, afirmou. Ele ainda agradeceu o incentivo e auxílio da Prpi.

O artigo encontra-se disponível no LINK.