Estudantes de Direito se reúnem em Curitiba para evento sobre os Direitos Humanos

Publicado em: 23-04-2019

A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV participou pela primeira vez, nos dias 12 e 13 abril, em Curitiba – PR, da “IV Pré-Moot de Direitos Humanos”, desempenhando o papel de representante das vítimas do caso fictício "Gonzalo Belano e mais 807 migrantes wairenses vs. República de Arcadia”. A equipe foi composta pelas acadêmicas Ana Carla Gomes Piris Ribeiro e Maiane Reis Alves, com orientação da professora Ma. Carolina Merida.

O tradicional evento, organizado pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos (NESIDH) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem por objetivo fomentar a cultura dos direitos humanos entre as universidades brasileiras por meio da realização de sessões de julgamento simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos, bem como treinar e preparar equipes que participarão da “Inter-American Human Rights Moot Court Competition (IAMOOT)”, promovida anualmente pela American University, Washington D.C.

Segundo o diretor da Faculdade de Direito, professor Me. Aricio Vieira da Silva, eventos dessa natureza contribuem significativamente com o desenvolvimento acadêmico e profissional dos discentes. “Trata-se de situações que podem ocorrer no dia a dia durante o desempenho de suas atividades e, ainda, serve para avaliar a capacidade de desenvolver a habilidade de resolução de problemas”, finalizou.

Fotos: Faculdade de Direito