UniRV promove “I Seminário de Diversidade”

Publicado em: 02-05-2019

Vivemos em um mundo marcado pelo pluralismo de etnias, povos, identidades, subjetividades e representações. O diverso é algo que compõe a condição humana e está intrinsecamente ligado à ideia de humanidade, que só existe e só é possível na diversidade. Sabendo que o meio acadêmico é um espaço de transformação social, a Universidade de Rio Verde – UniRV promoveu nesta terça-feira, 30, no auditório do Bloco Administrativo, o “I Seminário de Diversidade”.

O evento busca realizar diversas ações inclusivas junto à comunidade acadêmica e à população para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, por meio de um trabalho desenvolvido a partir de questões relacionadas aos direitos humanos, movimentos sociais, à diversidade étnico-racial, sexual e equidade de gênero, a fim de promover debates, trocas de ideias e experiências práticas.

À ocasião, ocorreu uma roda de discussões com os temas: “Racismo e ascensão social: como o racismo brasileiro impede o acesso de negros às posições de prestígio na sociedade”, “Violências invisíveis contra as minorias sexuais” e “Questões de gênero e feminismos: um debate necessário”, com a participação dos professores Indira Ernesto Silva Quaresma (Escola Superior de Advocacia ESA/DF), Me. Júnior Tomaz de Souza (Faculdades Integradas Urubupungá - FIU) e Ma. Nathalia Borges (Universidade Federal de Jataí – UFJ).

A atividade contou ainda com a presença do Reitor, Dr. Sebastião Lázaro Pereira, Professor Tatão; das Pró-Reitoras, professoras Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas (Graduação) e Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula (Extensão e Cultura); do coordenador do Seminário, professor Me. Elton Brás Camargo Júnior; da Comissão Organizadora do evento; de autoridades; e de docentes e acadêmicos dos cursos da UniRV.