Simpósio de Estudos Jurídicos e Ciências Aplicadas completou 20 edições

Publicado em: 15-05-2019

A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde - UniRV realiza há 20 anos, o “Simpósio de Estudos Jurídicos e Ciências Sociais Aplicadas”, com o objetivo de promover a interação entre a teoria e a prática jurídica, avaliar a importância da troca de experiências com os vários campos das Ciências Jurídicas, preparar o discente para o mercado de trabalho e atender às finalidades do Direito no que se refere às atividades extracurriculares. A edição deste ano contou com a participação de mais de 800 acadêmicos, do primeiro ao décimo período, cerca de 40 advogados, além de estudantes de Instituições de outras cidades, professores e autoridades.

A programação do primeiro dia contou com as palestras: "Desafios no combate ao crime organizado" ministrada pelo Dr. Paulo Augusto Moreira Lima, com foco nas dificuldades do Sistema Penal e Processual Penal na repressão ao crime organizado; e "A reforma da Previdência e os reflexos na sociedade", com a Dra. Delzira Santos Menezes, esclarecendo sobre a PEC 06/2019, que pretende modificar o sistema de Previdência Social, apontando diversas falhas e benefícios da nova legislação previdenciária;

No segundo dia, a professora Ma. Carolina Merida discorreu sobre o tema "Meio ambiente e Direitos Humanos: O direito à água à luz do Sistema Interamericano de Direitos Humanos", ressaltando a importância do meio ambiente equilibrado para garantir melhor qualidade de vida para as futuras gerações. Tratando ainda sobre a importância da realização de ações diárias de preservação ao meio ambiente.

Finalizando o ciclo de palestras, o professor Dr. Daniel Amorim Assumpção Neves falou do "Princípio da Primazia do Julgamento de Mérito" e como este princípio tem possibilitado uma melhora na resolução dos conflitos judiciais, para que os magistrados não julguem extinto o processo sem resolver o mérito da demanda quando houver vícios processuais passíveis de saneamento, delineando diversos dispositivos na novel legislação que tratam do assunto.

Fotos: Faculdde de Direito