Abertas as inscrições para a “VIII competição UniPonte e II Pórtico”

Publicado em: 20-05-2019

Sob coordenação dos professores Me. Rodrigo Francisco Borges Lourenço e Me. Tiago Ferreira Campos Neto, a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Rio Verde – UniRV realizará de 6 a 8 de junho, a "VIII competição UniPonte e II Pórtico". O rompimento dos pórticos acontecerá no dia 06, e a classificação das pontes no dia 07, com os resultados apresentados no dia 08, na APROFE.

A UniPonte é uma Competição de ponte de macarrão, que tem o objetivo de incentivar os acadêmicos a utilizar os conceitos teóricos estruturais para projetar e construir uma maquete de ponte, utilizando apenas cola e macarrão. Os principais desafios da competição é a escolha correta do tipo de material e a melhor geometria da estrutura. A ponte é uma pequena maquete (modelo arquitetônico) feita de espaguete ou outra massa de macarrão duro, seco e reto. As pontes serão construídas com propósitos experimentais e competitivos.

Já o concurso Pórtico tem como objetivo testar a capacidade dos alunos para desenvolver elementos estruturais que resistam a cargas, tirando o máximo de proveito das propriedades do concreto reforçado com fibras como material estrutural. O desafio consiste em atingir a maior força aplicada pontualmente no meio terço do vão de uma viga de um pórtico de concreto, sendo a estrutura leve e dentro dos parâmetros de dimensão.

As inscrições podem ser feitas até 30 de maio, no Bloco III, na sala da Associação dos Professores (ADOCE), de terça a quinta-feira, das 20h50 às 22h20. A ficha de inscrição está disponível no Edital e deve ser entregue na coordenação do curso.