Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal promovem palestras na UEMG

Publicado em: 22-05-2019


O curso de Agronomia da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (Unidade Ituiutaba) e seu Centro Acadêmico (CA) “Ismael Ferreira”, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da Universidade de Rio Verde – UniRV, promoveram nos dias 16 e 17 de maio, o “II Fórum do Centro Acadêmico do Curso de Agronomia”.  

Durante os dois dias, ocorreram seis palestras e um minicurso, todos promovidos por acadêmicos (mestrandos) do PPGPV, com a participação do Dr. Gilmar Oliveira Santos, docente do Programa. Neste ano, o Fórum teve como tema central o “Manejo de culturas em áreas agricultáveis”, assunto bastante relevante, já que o Brasil apresenta uma área agricultável disponível correspondente a 18% do território nacional, sendo apenas, cerca de 8% utilizada efetivamente.

À ocasião, foram abordados os temas: “Manejo da água na agricultura irrigada”, pelo professor Dr. Gilmar Oliveira Santos e apoio prático de Marco Antônio Alves Ferreira e Raisa Gomes Diniz; “Noções de controle de pragas de armazenamento”, por Jefferson Martins Ferreira; “Controle biológico de patógenos de solos na cultura da soja”, por Bárbara Arantes Campos; “Monitoramento de aplicação de dejetos suínos na cultura da soja”, por Louise Stefanello Hemielevski; “Manejo de plantas daninhas na cultura da soja”, por Jhonatan Coradin; e “Manejo de doenças na cultura da soja”, por Wenderson Costa.  

Segundo o professor Dr. Gilmar, a diversidade dos temas favoreceu aos acadêmicos um ganho de conhecimento, além de compartilhar uma experiência prática com os alunos da UEMG. “As palestras realizadas pelos mestrandos são fruto do trabalho desenvolvido na disciplina Seminários do PPGPV, com a colaboração da Assessoria de Comunicação da UniRV e do Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES)”, encerrou. 
 
 
Fotos: PPGPV