Arraiá da Pedagogia resgata as performances das danças juninas

Publicado em: 19-06-2019

Nesta terça-feira, 18, a Universidade de Rio Verde – UniRV promoveu o “Arraiá da Pedagogia”. O evento teve como objetivo integrar os acadêmicos, professores e familiares, além de propor um momento de descontração para aliviar a tensão do final de semestre, com a presença especial das convidadas Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas (Pró-Reitora de Graduação) e Dra. Érika Pereira Machado (diretora da Faculdade de Fisioterapia).

À ocasião, ocorreram apresentações, realizadas pelos discentes, de quatro modalidades de danças juninas: A tradicional de “São João” do Nordeste Brasileiro, em ritmo do Caribó, do Estado do Pará - Região Norte do Brasil; a “Dança da Saia”, dos anos 60, com músicas de época; a “Dança Mista”, incluindo músicas sertanejas e MPB; e a “Dança Inovadora”, envolvendo os professores e preceptores das escolas municipais do Projeto Residência e Pibid.

“A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio”. (Brasil Escola).

Fotos: Faculdade de Pedagogia