Treinamento realizado pela UniRV é divulgado no Portal de Periódicos CAPES

Publicado em: 03-10-2019

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça-feira, 1º de outubro, o treinamento realizado pela Universidade de Rio Verde – UniRV para uso das ferramentas oferecidas virtualmente pelo Órgão. A capacitação foi ministrada nos dias 23 e 24 de setembro pela bibliotecária Mariana Castro e contou com a participação de alunos do Programa PIBIC/PIVIC 2019-2020, docentes, servidores e demais alunos da Instituição, totalizando cerca de 220 pessoas.

As informações compartilhadas foram sobre funcionalidades e especificidades do Portal de Periódicos, incluindo uma breve apresentação institucional, exploração dos menus da home page, modalidades de acesso (livre, CAFe e conteúdo assinado), gestão do “Meu Espaço”, tipos de buscas (por base, livros, periódicos e assunto) e estratégias de pesquisa (operadores booleanos, truncagem e ferramentas pré e pós-busca).

Capacitação on-line

Todos os usuários interessados podem participar dos treinamentos on-line, que ocorrem de segunda-feira a sábado, em horários variados, e são divididos por áreas do conhecimento. Para realizar inscrição nos treinamentos gratuitos do Portal de Periódicos é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. Qualquer pessoa pode criar uma identificação, clicando em “novo usuário” e preenchendo as informações solicitadas.

A confirmação do curso ocorre por e-mail. O usuário recebe dois contatos até a data da capacitação. Na primeira mensagem ocorre a validação da inscrição. O segundo e-mail segue com um lembrete e informações do treinamento escolhido, link da sala de aula virtual e instruções para acesso.