Na noite desta quarta-feira,10, os formandos da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Rio Verde – UniRV, participaram da Cerimônia da Lâmpada, a evento tradicional, reafirma a missão de manter acessos os compromissos assumidos durante os anos de formação.
A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, e que mais tarde, serviu como base para a profissão do enfermeiro. Durante a noite, Florence visitava os feridos levando uma lanterna de campanha, ficando conhecida como a Dama da Lâmpada.
A cerimônia, acompanhada de perto por parentes e amigos dos formandos, neste ano, se tornou ainda mais marcante devido a retomada das atividades presenciais. O retorno aguardado e comemorado seguiu um rigoroso protocolo de biossegurança. O Vice-Reitor da UniRV, professor Dr.Arício Vieira da Silva, o Pró-Reitor de Graduação, professor Me. Giancarllo Vasconcelos e a diretora da Faculdade de Enfermagem, professora Dra. Berenice Moreira marcaram presença.
“Está é uma noite especial para todos nós. Mais do que nunca nós aprendemos a valorizar cada um dos senhores que trabalham com dedicação. Quantos profissionais da saúde deram suas vidas para salvar outras vidas, por isso, parabéns pela formação, pela força e pela coragem. Obrigada! ”, disse o vice-reitor, Dr.Arício.
A diretora do curso, professora Berenice, destacou ainda a participação ativa dos agora enfermeiros na linha de frente do combate a covid, e a experiência adquirida nesta atuação. “Essa chama vocês não devem deixar apagar, ela deve ir com vocês durante toda a vida profissional iluminando o caminho” ressaltou a diretora do curso, professora Dra.Berenice.
O evento, marcou ainda a primeira apresentação do Coral Universitário da UniRV, desde o início da pandemia. No ritual, um graduando entrega a lâmpada para um acadêmico do ano anterior, recomendando que ele ajude a manter sempre acesa aquela chama do ideal. Ao lado de seus padrinhos cada formando subiu ao palco e teve a sua chama acendida, todos destacaram a emoção e fizeram agradecimentos à Deus, aos mestres e aos amigos e familiares.
A solenidade foi marcada pela emoção e representou o fim de um período e início de novo ciclo.