Pela primeira vez na história, o Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas (CBCPD) será realizado em Goiás, a candidatura para sediar a 32ª Edição foi apresentada por um grupo de professores da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde – UniRV, em 2018 no Rio de Janeiro, onde concorreu com Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso, e por votação foi escolhida por unanimidade pelos associados. Promovido desde 1956 pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD), o Congresso será realizado entre os dias 25 a 28 de julho, no Centro de Convenções.
Para esta edição, sob a coordenação da Universidade de Rio Verde, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá e a EMBRAPA, estarão presentes grandes nomes, com o que há de mais atual nas discussões da área no Brasil e no mundo. A preocupação com o tema “Plantas Daninhas e suas interações nos sistemas de produção’’, se dá devido ao desafio de aumentar a produtividade das culturas no cenário do crescente incremento dos problemas com plantas daninhas nos últimos anos, e a realização do XXXII CBCPD na Região Central do País permitirá a interação da classe produtora com as diferentes Instituições de ensino, pesquisa e extensão, que poderão contribuir para auxiliar os produtores, a obterem maior êxito no manejo de suas lavouras.
Durante quatro dias de programação, a Universidade de Rio Verde será o cenário para as discussões dos principais avanços e o aprimoramento dos caminhos a serem seguidos pelos produtores, agrônomos, técnicos e cientistas no campo da Ciência das Plantas Daninhas e áreas correlatas. Ao longo do evento, estarão reunidas empresas do setor produtivo, estudantes, empresários, professores e pesquisadores, somando-se a estes, engenheiros agrônomos de cooperativas, revendas agrícolas, instituições de ensino e pesquisa, além de pesquisadores, professores, estudantes, consultores, e agricultores, uma vez que Rio Verde consiste em importante polo de produção agrícola brasileiro.
As atividades do Congresso serão distribuídas em mesas-redondas e painéis ministrados por renomados palestrantes de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do mundo. Além disso, haverá a apresentação de sessões orais e pôsteres dos principais trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área da Ciência das Plantas Daninhas. Tópicos como: Inovação na Ciência das Plantas Daninhas no Brasil: para onde vamos? Promoverão um debate, com espaço para perguntas dos participantes, além de painéis como: Agricultura 4.0 nas Plantas Daninhas, que mostrarão as novas tecnologias para o seu manejo, com destaque ainda, para os painéis temáticos relacionados a soja, milho, algodão, pastagem e cana-de-açúcar, que abordarão as principais alternativas.
A programação completa e os palestrantes confirmados podem ser acompanhada no site do evento,
clicando aqui.