A cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, recebe este ano o 6º Fórum Educacional da Associação Nacional de Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES), realizado entre os dias 27 de outubro e 02 de novembro. Este ano com a temática ‘Missão América do Sul’, o fórum reuniu a administração superior da Universidade de Rio Verde – UniRV, junto a mais 13 equipes gestoras das instituições associadas, para discutir a pauta da internacionalização.
Em nome da UniRV participam desta edição do Fórum o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Professor Dr. Carlos César Evangelista de Menezes e o Professor Dr. Claudecir Gonçales.
O objetivo desta edição do Fórum é promover um debate entre as instituições com foco em fortalecer a internacionalização, ampliando a mobilidade acadêmica de docentes e discentes, sendo uma ponte para a troca de conhecimento e avanço de pesquisas nas instituições.
A primeira atividade do Fórum levou a comitiva com as 14 instituições a visitar a Universidad ORT Uruguay. A instituição é renomada, privada e sem fins lucrativos, e oferece mais de 20 cursos de graduação e pós-graduação em áreas como Arquitetura, Engenharia, Biotecnologia, Negócios, Economia e Design, contando com mais de 13 mil estudantes.
A comitiva visitou a Universidad de la República – UDELAR, a maior universidade pública do Uruguai, que existe há 175 anos, e conta com mais de 135 mil acadêmicos e mais de 60 opções de cursos. Na ocasião, o Presidente da ANIMES, Prof. Antônio Habib, foi recebido pelo Reitor Prof. Rodrigo Arim e se encontrou com os reitores das Faculdades de Odontologia, Química, Ciências Econômicas e Administração, e Enfermagem.
O Presidente da ANIMES destacou que a missão tem sido de extrema importância e declarou que espera que a Associação possa oferecer um encontro internacional anualmente. “Estas reuniões permitem que as instituições municipais de ensino superior associadas possam analisar as possibilidades de mobilidade acadêmica por meio de acordos de cooperação benéficos para todos os participantes, contribuindo para um ciclo de integração global de conhecimento, pesquisa e extensão”, afirmou Prof. Antônio Habib.
A comitiva foi apresentada ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biotecnologia (CBI+I), grande polo de pesquisa do país, que proporciona serviços de desenvolvimento, otimização e análise de processos ou produtos biotecnológicos. O grupo também pôde conhecer o Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), que tem mais de 50 anos de atuação, sendo referência nacional e internacional em inovação.
Nesta quarta-feira, 30, os participantes visitam à Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII), que atua com foco na necessidade de promover o avanço a partir do setor público, incentivando o desenvolvimento de empreendimentos inovadores.
A agenda da ANIMES inclui ainda uma visita ao Instituto Pasteur de Montevidéu, dedicado à pesquisa científica na área de Medicina Biológica, composto por plataformas científicas de alta tecnologia nas áreas genômica, bioinformática, biologia molecular e celular. Além dos laboratórios, o IP Montevidéu conta com um centro de ensino internacional com cursos sobre os mais recentes conhecimentos biológicos e tecnologias de ponta.
O Reitor da UniRV, Prof. Dr. Alberto Barella Netto, ressalta a relevância da participação da UniRV no fórum e reafirma seu compromisso com a temática escolhida. “Ampliar o acesso ao ensino superior é um dos propósitos da ANIMES que vai ao encontro da missão de nossa instituição. Além de oferecer educação e pesquisa de altíssimo nível, nosso compromisso também é com a divulgação do conhecimento para muito além dos muros dos nossos campi. Buscamos contribuir para uma formação conectada mundialmente, por meio de parcerias e aproximação a instituições de ensino e pesquisa presentes nesta missão e que compartilham dos mesmos objetivos”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Arquivo Pessoal