Os Cursos de Medicina da UniRV-Universidade de Rio Verde têm com objetivo geral, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, desenvolver a formação de profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivamente pautados em princípios éticos, capazes de atuarem nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo. Que tenham responsabilidade social e compromisso com a cidadania, com a dignidade humana e com a saúde integral do ser humano, tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença e atentos ao acelerado ritmo de evolução do conhecimento
Ao longo do curso, o acadêmico deverá ser capaz de:
- relacionar e utilizar os conhecimentos das áreas básicas, clínicas, cirúrgicas e da saúde coletiva para atuar na solução dos problemas mais relevantes que comprometem a saúde dos indivíduos e famílias;
- compreender e agir frente aos problemas mais comuns dentro da visão integral do processo saúde-doença, assim como os determinantes socioeconômicos, culturais e políticos, bem como os aspectos comportamentais relevantes para a promoção, prevenção e recuperação da saúde;
- ter a capacidade de estabelecer a relação médico-paciente, médico-família e multidisciplinar, sob padrões éticos, técnicos e humanísticos adequados e legitimados;
- trabalhar em equipe com outros profissionais de saúde, evidenciando compromisso social com a melhoria contínua do atendimento e do desempenho dos serviços de saúde, sob a perspectiva da universalidade e equidade;
- utilizar de forma adequada, do sistema de referência e contrarreferência, quando necessário ao diagnóstico, tratamento e recuperação das pessoas sob seus cuidados;
- ser capaz de prestar atendimento de emergência e providenciar os cuidados especializados requeridos;
- saber utilizar os conhecimentos e recursos tecnológicos com a máxima efetividade, eficácia e segurança com o menor custo, de forma a contribuir para a racionalização dos gastos em saúde e a adequada alocação de recursos;
- reconhecer a educação continuada como uma estratégia voltada para seu crescimento profissional e pessoal;
- conhecer as políticas públicas de saúde e as estratégias de intervenção, visando assegurar a universalidade, a equidade, a resolubilidade e a continuidade dos cuidados de saúde;
- reconhecer os organismos e códigos legais que regulamentam o exercício profissional dos profissionais médicos;
- saber lidar com os diversos tipos de comportamentos, crenças, ideias e individualidades das pessoas;
- construir um perfil de comportamento que valoriza e respeita o ser humano, que tenha compaixão e senso ético na formação profissional;
- adquirir conhecimentos e desenvolver capacidade de uso de recursos e instrumentos de informação médica.
O ensino de Medicina ganha, nesse cenário, uma importância cada vez maior, dado que são os médicos os profissionais com formação para procurar soluções para as necessidades de uma sociedade, quer por meio da elaboração e execução de programas de saúde, quer pela pesquisa de doenças e diversos acometimentos que colocam em risco a vida humana, nas mais diferentes áreas.
A medicina se dedica à atuação clínica, cirúrgica e à saúde coletiva e, esta, na perspectiva da prevenção. Na gerência de sistemas de saúde, que envolvem pessoas, consideradas nas suas relações com o ambiente, traça-se um papel fundamental do médico que, nas suas competências e habilidades, deve ressaltar uma visão holística, capaz de conduzir ações básicas de saúde, ao mesmo tempo em que deve garantir o funcionamento dos serviços de alta complexidade.
Deverá também ter consciência da necessidade da formação contínua e da articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para um profissional médico, tendo em vista que irá atuar nas áreas que envolvem: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde.
Outro grande diferencial do curso de Medicina da Universidade de Rio Verde é o método de ensino pautado em metodologias ativas, que destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e, também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e ritmo de cada acadêmico. O aprendizado é centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado.
UniRV: o nosso IDEAL é ver você CRESCER!