Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O projeto
O projeto será realizado pelo acadêmico José Eduardo de Oliveira, do 6° período da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde (UniRV), com a orientação do Professor Dr. Tales Dias do Prado. Esse estudo pretende verificar o efeito extrato da folha do pequi (Caryocar brasiliense) na cicatrização de feridas cutâneas produzidas experimentalmente em coelhos, também visa definir se essa formulação é capaz de induzir melhor cicatrização nas mesmas. Para tal, serão utilizados 6 animai,s nos quais serão produzidas feridas cirúrgicas no dorso e tratadas com spray à base do extrato da folha do pequizeiro. O grupo controle será tratado apenas com água destilada. Serão realizadas análises macro e microscópicas das feridas nos dias 7 e 14 após o procedimento. Os procedimentos experimentais serão realizados de acordo com as normas de experimentação animal do Colégio Brasileiro.

 

2. Objetivos
O objetivo geral é avaliar a cicatrização de feridas cutâneas cirurgicamente produzidas em coelhos e tratadas com extrato da folha de pequizeiro. E os objetivos específicos serão: avaliar macroscopicamente a regeneração de feridas cutâneas cirurgicamente produzidas em coelhos e tratadas com extrato da folha de pequizeiro e verificar a sua viabilidade clínica como alternativa terapêutica.
  
3. Resultados esperados
O intuito de restabelecer a função ou regenerar tecidos possibilita a busca por alternativas que envolvam biomateriais. Nesse caso, espera-se que o extrato da folha de pequizeiro potencialize a cicatrização das feridas cirúrgicas, quando comparado ao grupo controle. Nos testes macroscópicos, espera-se que ocorram menos edema, hiperemia e presença de exsudato nas feridas tratadas com extrato da folha de pequizeiro. Espera-se, ainda, que o número de fibroblastos e vasos sanguíneos seja estatisticamente superior nas feridas tratadas com o extrato da folha de pequizeiro, quando comparadas ao grupo controle. A realização de um projeto de pesquisa utilizando animais desta espécie torna-se conveniente pelas facilidades relacionadas a acomodação e manejo dos animais, quantidades menores de anestésicos e demais medicamentos. Desta maneira, diminuindo consideravelmente os custos para o desenvolvimento do projeto. Caso seja confirmado o efeito cicatrizante do extrato em questão, será um método inovador e alternativo de terapia fitoterápica para lesões cutâneas.
 
4. Contribuições e reflexões do projeto
A partir dos resultados do projeto poderá ser analisado na evolução e duração do tratamento, o efeito cicatrizante do extrato das folhas de pequi, gerando assim, uma melhor recuperação e bem-estar dos pacientes. Além disso, proporciona ao acadêmico vivenciar a rotina de um projeto, tendo amplo aprendizado e colaborando para o desenvolvimento da área da pesquisa.  O projeto também contribui de forma marcante para o enriquecimento do currículo do acadêmico e facilitar seu ingresso em cursos de Pós-Graduação.