1. O Projeto
O presente projeto é realizado pelo acadêmico Samuel de Jesus Matos, estudante do quarto período da Faculdade de Administração, voluntário no projeto de iniciação científica UniRV (PIVIC), sob orientação do Professor Wallace da Silva de Almeida, tendo como proposta analisar a relação entre o conhecimento econômico e degradação ambiental, expressa na hipótese da Curva Ambiental de Kuznets (CAK), a partir dos déficits de acesso a serviços da saúde e saneamento.
2. Objetivo
Testar a validade da hipótese da Curva Ambiental de Kuznets (CAK) para os indicadores de acesso (ou déficit) a prestação de serviços de saneamento e saúde (morbidade e mortalidade por falta de saneamento e doenças diarreicas).
3. Resultado Esperado
Espera-se que a partir dos resultados obtidos, viabilize-se a validação, ou não, da hipótese de existência da Curva Ambiental de Kuznets associada ao déficit de acesso a água e rede geral de esgoto e doença vinculadas ao déficit de acesso a serviço do saneamento básico. Assim, por meio da hipótese original da CAK, considera-se que o sinal positivo para a variável renda e negativo para seu termo quadrático, tornam-se necessário para que se verifique a validade da Curva Ambiental de Kuznets. O termo cúbico da variável renda apenas indica se há ou não um novo ponto de inflexão na curva.
4. Contribuições e reflexões do projeto
A presente proposta de estudo visa contribuir para a literatura acadêmica sobre o tema e auxiliar os policymakers na formulação de políticas públicas, por meio do teste da hipótese da CAK, não apenas para os indicadores de degradação tradicionais, como acesso (ou déficit) a serviço de saneamento, mas também para indicadores de saúde (Morbidade e mortalidade por falta de saneamento e doenças diarreicas), sendo esta a principal contribuição e o mais relevante avanço do trabalho.