Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O Projeto
O presente projeto é realizado pelo acadêmico do curso de ciências contábeis Brenner Pinheiro de Carvalho Rêgo, sob orientação da Professora Dra. Ivone Vieira Pereira. A ideia de associar sustentabilidade ao desenvolvimento econômico foi proposta inicialmente em 1987, pela Organização das Nações Unidas, com a Comissão de Brundtland, tendo sido globalmente divulgada a partir do conceito de desenvolvimento sustentável, em que as necessidades das gerações atuais devem ser satisfeitas sem afetar a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA, 2011). A amostra para este estudo será do tipo não probabilística intencional e contemplará as companhias listadas na BMF & BOVESPA, participantes da iniciativa “Em Boa Companhia – Sustentabilidade com Empresas” que apresentarem os dados necessários para a realização deste estudo. Para verificar as relações entre o disclosure socioambiental e valor da empresa, ex-ante e ex-post da adoção da sustentabilidade no core business da organização em um período de 14 anos, adotar-se-á o estudo de eventos, que conforme Mackinlay (1997), é uma metodologia que permite, a partir de dados de um mercado financeiro, mensurar o impacto de um evento, ocorrido em um dado momento, no valor de mercado da empresa.
 
2. Objetivos
O objetivo principal desta pesquisa consistirá em verificar as relações entre a adoção da sustentabilidade, a partir da divulgação socioambiental, e valor da empresa. Quanto aos objetivos específicos pretende-se: analisar a existência de variações anormais no valor da empresa ex-ante e ex-post aos disclosures socioambientais; examinar a influência da sustentabilidade no valor das empresas medida pelos métodos MVA E EVA; analisar a evolução do valor da empresa antes e depois da adoção das práticas de sustentabilidade corporativa.
 
3. Resultados esperados
 Espera-se que exista uma relação positiva entre o disclosure socioambiental e valor da empresa, tendo em vista que pesquisas revelaram a influência da estrutura de governança corporativa de acordo com as práticas indicadas pelos agentes de mercado no aumento do preço das ações. Nesse sentido, as boas práticas de governança corporativa tendem a proporcionar uma redução do custo do capital a médio e longo prazos, em virtude da redução do risco para os stakeholders, contribuindo para a melhoria da qualidade e transparência das informações prestadas pelas companhias, além de coadjuvar com o arcabouço teórico acerca do tema em evidência.
 
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
O desenvolvimento desta pesquisa irá contribuir com o aprimoramento do currículo acadêmico no sentido de satisfazer os objetivos pedagógicos específicos, além do aperfeiçoamento intelectual e técnico a partir do pensamento reflexivo, bem como, desenvolver uma atitude investigativa por meio da detecção de problemas e apresentação de soluções mediante troca de experiências na utilização de diferentes recursos, para encontrar formas de responder aos desafios da prática e da pesquisa.