Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O Projeto
O desenvolvimento da pesquisa visa avaliar os efeitos dos elementos-traço (ETs), como cádmio (Cd), chumbo (Pb) e níquel (Ni) presente nos resíduos orgânicos na cultura do milho em LATOSSOLO VERMELHO Distrófico que será submetido à análise de fertilidade, seguindo a metodologia da Embrapa. O projeto de pesquisa intitulado “Resíduos orgânicos aplicados ao solo na dose recomendada para o milho apresentam riscos de elementos-traço?” será desenvolvido pela aluna Lawren Kristine de Oliveira Morais do 8° período do Curso de Agronomia sob orientação da Prof. Dra. Veridiana Cardozo Gonçalves Cantão. Serão analisados os resíduos em relação a presença de nutrientes, de matéria orgânica e elementos-traço. O projeto será realizado em vasos (casa de vegetação) e os tratamentos serão constituídos por: Testemunha absoluta (sem adubação) (T1); Adubação mineral (T2), Torta de filtro (T3), Dejetos suínos (T4), Cama de frango (T5) e Esterco bovino (T6).
 
2. Objetivos
Geral: Analisar os efeitos dos elementos-traço contidos nos resíduos orgânicos para a cultura do milho.
Específicos: Aferir os teores obtidos dos elementos-traço aos efeitos dos resíduos orgânicos aplicados no solo na dose recomenda. Avaliar parâmetros morfológicos e nutricionais da cultura do milho.

 

3. Resultados esperados
Espera-se que os resíduos orgânicos apresentem teores ETs em baixas concentrações de forma que após a mineralização, esse nutrientes possam ser retidos às cargas do solo evitando danos a cultura do milho. No entanto, se a presença de ETs for alta a ponto dos mesmos serem absorvidos pela cultura, espera-se que os mesmos fiquem retidos nas raízes e não sejam translocados para a parte aérea. Sendo assim, independente do teor de ETs presentes nos resíduos orgânicos, espera-se que os mesmos não causem impactos a cultura, para isso, a concentração desses elementos no solo não deve ultrapassar os limites regulamentados para tais elementos.
 
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
Os resultados adquiridos neste trabalho poderão ser um estimulo para o uso de resíduos orgânicos na agricultura, mais adiante retratar um benefício de ordem social, cabido à ordenação final menos perturbadora do ambiente, pois os mesmos são possíveis causadores de poluição do meio ambiente quando manejados equivocadamente. Por outro lado, comprovando-se o potencial fertilizante destes materiais como o aumento do pH do solo, diminuição da acidez potencial e aumento na disponibilidade de macronutrientes, há a tendência de serem usados de forma otimizada no campo levando os produtores a reduções no custo com fertilizantes convencionais.