Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

1. O Projeto
O projeto “Modelagem e geoespacialização de atributos físicos e mecânicos do solo em uma área de preservação permanente da sub-bacia do Rio Ribeira de Iguape” é um projeto de parceria entre as Universidades Unesp/SP, Unicamp/SP e UniRV/SP, cujo idealizador é o professor Reginaldo Barbosa da Silva da Unesp campus de Registro/SP.
A UniRV entra na parceria com a responsabilidade de realizar um estudo de modelagem de dados dos atributos físicos e mecânicos do solo. A modelagem será feita através do enfoque geoestatístico, considerado como análise não-paramétrica de dados.
Assim, este estudo será desenvolvido pela estudante Sandrielle Furquim Medeiros, do 8°período do curso de Agronomia sob orientação da professora Dra. Rose Luiza Moraes Tavares.
Na ocasião, a aluna será estimulada a realizar leituras envolvendo conceitos de: componentes de um semivariograma, modelos de ajuste de semivariograma experimental (linear, exponencial, esférico e gaussiano), métodos de interpolação de dados (enfoque para krigagem ordinária), parâmetros descritivos (média, mediana, desvio padrão ...), mapas de variabilidade espacial e treinamento para manipulação de dados nos softwares GS+ (modelagem de semivariograma) e Surfer (Confecção de mapas).    
 
2. Objetivos
Geral: Caracterização, por modelagem e geoespacialização, os principais atributos físicos e mecânicos do solo em uma área de preservação permanente do Rio Ribeira de Iguape/SP.
Específicos: Quantificar e espacializar alterações de importantes atributos físico-hídricos e mecânicos em faixas marginais de áreas sob o cultivo de bananeiras. Propor indicadores avaliativos da qualidade do solo em áreas de APP`s da bacia do Rio Ribeira de Iguape.

 

3. Resultados esperados
Contribuir com informações sobre o padrão de variabilidade espacial dos atributos físicos e mecânicos do solo em função da faixa de largura da área de preservação permanente nas consistências do solo tenaz e plástica. Que a distribuição espacial dos atributos físico-mecânicos investigados possibilite a sugestão de indicadores de qualidade e monitoramento do uso/ocupação do solo, em áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape.
Contribuir com informações sobre a capacidade de suporte de carga e o papel da água no comportamento mecânico do Cambissolo quando submetido a um cultivo agrícola.
 
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
O desenvolvimento do projeto tem o intuito de avaliar as práticas de uso e manejo empregadas em áreas próximas a cursos d’água, o que é imprescindível para a continuidade e a preservação do meio físico da área de preservação permanente avaliada.
Além disso, é uma forma de planejamento de uso das áreas com potencial agrícola próximo à qualquer área de preservação permanente. Assim, para o planejamento de uso de áreas para fins de preservação ambiental ou exploração agrícola, faz-se necessária a caracterização dos atributos do solo visando identificar a qualidade do solo e seu potencial produtivo.