1. O Projeto
O projeto visa entender como o manejo do solo altera as formas e a biodisponibilidade de P em Latossolos do Sudoeste Goiano. A pesquisa será desenvolvida pela graduanda Suely Araújo Oliveira Schneider do 6° período do curso de Agronomia sob orientação do Dr. Paulo Fernandes Boldrin. O experimento será conduzido em casa de vegetação, em vasos contendo 40 amostras de solo oriundos de diferentes manejos: mata nativa, pastagem, plantio direto e áreas com revolvimento periódico com 4 repetições, totalizando 160 unidades experimentais. Trinta e cinco dias após o plantio serão analisados biomassa e P absorvido das plantas, na cultura do milho. Será efetuado o fracionamento de P e análises de correlação para constatar qual a fonte de P disponível às plantas.
2. Objetivos
Principal: Avaliar as diferentes formas de P no solo e como diferentes manejos contribuem na mudança da biodisponibilidade do fósforo para as plantas.
Específico: Avaliar se o fósforo orgânico e o fósforo ligado a cálcio estão aumentando em áreas com plantio direto bem estabelecido.
3. Resultados esperados
Espera-se que o fracionamento possa elucidar qual a forma de P predominantemente lábil e como os diferentes manejos podem contribuir para aumentar ou diminuir a biodisponibilidade de P; encontrando maiores teores de fósforo ligado a cálcio nos solos cultivados de muitos anos com plantio direto. Espera-se também encontrar diferenças nas labilidades de fósforo orgânico nos diferentes tipos de manejo. Assim, espera-se que os resultados permitam entender como o manejo pode influenciar na mudança da biodisponibilidade de P e promover alterações no envelhecimento de P em solos caracterizados como dreno do Sudoeste Goiano.
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
As respostas adquiridas neste projeto poderão acrescentar informações sobre as formas de disponibilidade de P e sua dinâmica nos solos do Sudoeste Goiano, possibilitando aprimorar o manejo dos solos para as devidas áreas e podendo ainda dar respaldo para futuros trabalhos sobre a alteração das doses de fertilizantes a serem utilizados nesses solos.