1. O projeto
O grupo de pesquisa desse trabalho é formado: Erení da Silva de Jesus (acadêmica), Indiamara Marasca (professora), Elcio Barbosa de Oliveira (professor), Adailton Rodrigues (acadêmico) e Mayza Resende (acadêmica). O experimento será conduzido na área experimental do setor Agronomia da Universidade de Rio Verde. As plantas de cobertura (PC) a serem utilizadas serão milheto (Pennisetum americanum (L)), girassol (Helianthus annuus), braquiária (Brachiaria decumbens) e crotalária (Crotalaria juncea). As hortaliças a serems conduzida serão o rabanete (Raphanus raphanistrum) e a alface (Lactuca sativa). Avalição 1 – quantificação de massa verde e massa seca das plantas de cobertura; Avaliação 2 – Desenvolvimento de altura e diâmetro. Avaliação 3 – A produtividade da hortaliça será avaliada por peso e quantidade por espaço.
2. Objetivos
Identificar a planta de cobertura mais indicada para região sudeste de Goiás na condução de hortaliças no sistema de plantio direto. Avaliar a produção de matéria seca de diferentes plantas de cobertura e avaliar a produtividade de hortaliças conduzidas em sistema de plantio direto.
3. Resultados esperados
Espera se encontrar a planta de cobertura mais indicada para região sudoeste de Goiás, visando biomassa com produtividade de rabanete e alface, utilizando conceitos sustentáveis e conscientes do uso do solo e alimentação humana.
4. Contribuições e reflexões do projeto
Esta pesquisa irá interagir os conceitos de olericultura e manejo e conservação do solo, disciplinas abordas no desenvolvimento acadêmico de Agronomia. A discente poderá trabalhar em pesquisa voltada à resolução de problemas na produção de hortaliças de maneira sustentável para sudoeste goiano.